O que significa º na cifra?

Perguntado por: eoliveira8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

º (bolinha sobrescrita) = Acorde diminuto.

O número zero representa a corda solta, ou seja, deve ser tocada pela mão direita sem interferência da esquerda.

As cifras correspondem as 7 notas musicais, dó, ré, mí, fá, sol, lá, sí e começa novamente, é um ciclo. E você vai precisar de guardar a sequência das 7 notas musicais.

H = Hammer-On (martelada)
No caso acima as duas notas devem ser tocadas pela mão direita. A corda solta (0) e a nota presa na casa 2. Já na imagem abaixo, que tem o 0h2, apenas a corda solta deve ser tocada com a mão direita.

Para este acorde, devemos evitar o nono grau menor (b9) e o sexto grau menor (b6).

A Cifra (letra) 'A' corresponde a nota . Sendo assim a letra seguinte 'B' corresponde a nota seguinte – Si. A letra 'C' corresponde a nota Dó e assim por diante…

A base da leitura de cifras
Quebrando em duas linhas você vê que a letra C representa o Dó e logo na sequência as letras seguem em ordem alfabética e as notas seguem a ordem que você provavelmente já conhece: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol = C, D, E, F, G.

Diz-se “Ré meio-diminuto”. Esse apelido é muito utilizado, pois o acorde m7(b5) é quase um acorde diminuto; a única diferença está na sétima (que no acorde diminuto, é sétima diminuta em vez de sétima menor).

Escala de (F) maior e Fá menor.

A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol). De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi. Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas.

A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = , G = SOL ou H = SOL, em alemão.

A nota vocal mais aguda atingida por um ser humano é G10 por Georgia Brown (Brasil); é inaudível ao ouvido humano e somente captada por ressonadores.

Escala maior
A escala então seria sol, lá, si, , ré, mi, fá#, sol… Note como a mesma lógica foi seguida (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). No primeiro caso, formamos a escala maior de dó. No segundo caso, a escala maior de sol.

É a técnica que consiste. em se levantar a corda da guitarra em uma casa. específica até ela adquirir o som de outra casa.

A técnica de bend consiste em “empurrar” a corda apertada para cima ou para baixo, saindo da nota original para atingir outra mais aguda. Esse tipo de bend é o mais popular e fácil de executar. Os bends são um dos maiores recursos que o guitarrista pode utilizar para imprimir emoção em seus solos.

O hammer-on consiste em "martelar" uma nota no braço da guitarra com os dedos da mão esquerda. O pull-off consiste em puxar e soltar a nota que se está tocando, também com a mão esquerda. Em geral, essas duas técnicas são utilizadas em conjunto.

O acorde F#m7(b5) pode ser utilizado entre os acordes Fá e Sol devido ao efeito cromático e à formação de uma cadência 'VII – I”. Agora você já está apto para utilizar esse recurso quando quiser.

A9: Lá maior com nona. Aadd9: Lá maior adicionada a nona.

Você pode substituir ela pela escala enarmômica de Eb (Mi bemol) pois as notas são as mesmas, mudando somente a nomenclatura.

Am = Lá menor - a letra “A” corresponde a nota Lá, e a letra “m” significa que o acorde é menor . A7=Lá com sétima - a letra “A” corresponde à nota Lá, e o nº 7 que o acorde é com sétima. Descubra o nome dos acordes: D7 – Ré com sétima.

Existem 7 notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI. Essa classificação monossilábica das notas foi inventada pelo regente e monge italiano Guido D'Arezzo, baseado em seis frases do texto de um hino a São João Batista, onde cada frase era cantada um grau acima da escala.

Continuar lendo O que é cifra azul?