O que significa o mundo gentílico?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O 'gentílico' designa o país, a região, o estado, a província, o condado, o município, a cidade, a povoação ou afins, em que alguém nasceu, habita ou de onde procede, enquanto o etnônimo se refere à tribo, etnia, raça ou nação a que pertence o indivíduo. Em alguns casos, todavia, o 'gentílico' coincide com o etnônimo.

Dicionário de Gentílicos e Topónimos

TopónimoTipoGentílico
São Paulocidadepaulistano - adjetivo
paulistano - nome
São Pauloestadopaulista - nome
paulista - adjetivo

Quem vem ao mundo no estado de São Paulo é paulista. Quem nasce na capital é paulistano.

Os adjetivos gentílicos, étnicos ou pátrios designam a origem, a nacionalidade, a pátria, o lugar de nascimento ou de residência da pessoa ou da coisa que qualificam. Estes adjetivos dão origem a nomes com os quais podemos designar essas pessoas ou coisas.

Palavra que designa a nação, estado, origem, ou o adjetivo que qualifica e identifica o local de nascimento.

Dicionário de Gentílicos e Topónimos

TopónimoTipoGentílico
Minas Geraisestadomineiro - nome
mineiro - adjetivo
minense - nome
minense - adjetivo

Já a Fundação Alexandre de Gusmão, ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, diz: "A rigor, 'americano' é o gentílico de 'América' ou 'Américas'; 'norte-americano', o gentílico de 'América do Norte'; e 'estadunidense', o gentílico de 'Estados Unidos'.

Gentílico. Os habitantes naturais do Rio Grande do Sul são denominados comumente gaúchos, ainda que outros termos, como sul-riograndenses, riograndenses-do-sul ou simplesmente riograndenses também sejam usados. O gentílico no masculino do singular é gaúcho e no feminino do singular gaúcha.

Além disso, também devemos mencionar o termo “natalense”, gentílico de Natal, ou seja, refere-se àqueles que nascem na capital do Rio Grande do Norte (Natal).

Os habitantes de Portugal chamam-se portugueses, a música do Brasil é brasileira.

soteropolitano

Quem nasce na cidade de Salvador é "soteropolitano", e não "salvadorense", como algumas pessoas acham.

gentílico {adjetivo masculino}
gentilic {adj.} gentile {adj.}

O regime gentílico se estruturava em torno dos gens, que reuniam famílias identificadas por laços de consangüinidade e religião. Não havia a propriedade privada da terra - esta pertencia à comunidade. A autoridade máxima de cada grupo era exercida pelo “pater familias” (o pai-chefe familiar).

Gentílico: africano, africana. Extensão territorial: 30.221.532 km2. População: 1.340.598.000 habitantes (ONU, 2019).

Gentílico: israelense. Extensão territorial: 22.072 km².

O continente foi descoberto por volta de 500 a.C., quando os gregos, inicialmente, dominaram e governaram a região. Eles fundaram as primeiras grandes cidades europeias e espalharam sua cultura pelo resto do mundo.

A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).

Amazonas

Você sabia que o maior estado do Brasil é o Amazonas? Sua extensão territorial (1.559.146,876 km²) supera os territórios das regiões Sul e Sudeste. O menor município do Brasil é Santa Cruz de Minas, no estado de Minas Gerais, com extensão territorial de 3,565 km².

Gentílico: Sudestino. Área territorial: 924.511 km² (IBGE, 2019). População: 89.012.240 habitantes (IBGE, 2020).

"Campinense é apenas um resquício de um gentílico antigo, que foi superado. Já campineiro foi consagrado pelo povo", concluiu.