O que significa o Mar Vermelho na Bíblia?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Na Bíblia, a travessia do Mar Vermelho faz referência ao episódio de abertura do mar para a libertação dos hebreus que foi realizado por Moisés, após as dez pragas do Egito.

Esta palavra suph significa um tipo de alga marinha, que o mar lança em grande abundância em suas margens. Nessas passagens, Ex 10:19; 13:18; 15:4,22; 23:31; Números 14:25, etc., o nome hebraico é sempre traduzido como “Mar Vermelho”, que era o nome dado pelos gregos. A origem desse nome (Mar Vermelho) é incerto.

Com frases curtas, o Êxodo vai descrevendo os movimentos graduais que trouxeram os Israelitas e os Egípcios até as margens do Mar Vermelho. São momentos dramáticos, de muita provação, mas que exercitaram o crescimento da fé e da confiança no Deus que prometeu e não falhou.

Na Bíblia, o nome hebraico para o Mar Vermelho era “Mar de Juncos”. Mas uma tradução muito antiga do Antigo Testamento para o grego, chamada a Septuaginta, traduziu esse nome como “Mar Vermelho”.

Cientistas da Universidade de Miami descobriram vários depósitos de sal localizados no Mar Vermelho, um amplo corpo de água entre a África e a Ásia – este, porém, posicionado a cerca de 1,25 quilômetros (km) de distância do litoral mais próximo, o que facilitou a condução de um estudo sobre o início da vida na Terra.

Eritreu

No século I, quando a expressão Mar Vermelho já era antiga, o historiador romano Plínio levantou a possibilidade de que o nome fosse uma homenagem ao rei Éritras, personagem da mitologia persa: na época, o mar também era chamado de Eritreu e o prefixo “eritro” significa vermelho em grego.

Moisés

Moisés estende seu cajado e Deus divide as águas do Yam Suph (Mar Vermelho). Os israelitas caminham em solo seco e cruzam o mar, seguidos pelo exército egípcio. Assim que os israelitas cruzaram com segurança, Moisés levanta os braços novamente, o mar fecha e os egípcios se afogam.

Aqui não só encontras belas praias para relaxar depois de te maravilhares com os templos e pirâmides ao longo do Nilo, como também grandes tesouros debaixo de água. Os recifes neste canto do mundo são uns dos melhores do mundo, por isso, fazer mergulho ou snorkelling no Mar Vermelho é uma grande ideia.

Ao contrário do que possa parecer, o mar Vermelho, braço do oceano Índico entre a costa da África e a península Arábica, não tem esse nome por causa de sua cor. De longe as suas águas têm um aspeto azulado. Normalmente são também bastante límpidas, o que faz que a região seja utilizada para atividades de mergulho.

Em um momento de ira Moisés erra a ação apontada por Deus. O povo durante o período do Êxodo reclamaram a Moisés a falta de água; Deus deu a ordem para Moisés e Arão que falassem a uma rocha da qual brotaria água por sua mera palavra.

Ele é o Deus que liberta o seu povo e que peleja por eles. Ele é o Deus que pode derrotar os exércitos mais poderosos do mundo com um simples sopro de seu nariz. E Ele é o mesmo Deus que está presente hoje, em nossas lutas e dificuldades, pronto para pelejar por nós e nos dar a vitória.

Na verdade, foi dito a Moisés: “Tu és à semelhança de meu Unigênito” (Moisés 1:6). Deus escolheu Moisés para realizar uma missão divina que incluía não só livrar o povo de Israel fisicamente, mas também ensiná-lo a ser livre espiritualmente. Seu ministério se estendeu além dos limites de sua vida mortal.

Em Moisés 1–4, aprendemos que o Senhor mostrou a Moisés uma visão de mundos incontáveis e da criação de nosso mundo. Isso estabeleceu um alicerce para que Moisés entendesse o plano de salvação estabelecido por Deus ao se preparar para liderar o povo.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

No entanto, o ciclo da onda de um tsunami é de, no máximo, 30 minutos, não de várias horas. Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira.