O que significa o logo do Posto Ipiranga?

Perguntado por: tfernandes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O tradicional símbolo da letra “i” ganhou um novo design, que representava o caminho de uma estrada. A combinação de cores (azul e amarelo) foi criada para permitir fácil visualização dos postos a grandes distâncias. Nos anos seguintes o logotipo foi sendo modernizado. Ipiranga.

O que é um posto de combustível bandeira branca? O que vem a ser um posto bandeira branca? É por que tem ela espetada lá na frente? Nada disso, o posto é chamado bandeira branca por não ser filiado a uma dessas famosas marcas internacionais ou nacionais como Shell, Texaco, Grip, BP, Esso, BR, Ipiranga, Ale.

Por que a Ipiranga está mudando sua marca? No início deste mês, a Ipiranga anunciou o reposicionamento de sua marca e uma revisão da estrutura de seus postos. O projeto é fruto de um trabalho de análise da jornada do consumidor, que vem mudando seu conceito de mobilidade nos últimos anos.

Petrobras

A rede dos Postos Petrobras é a maior do Brasil, com mais de 7700 unidades.

Ficou conhecido como o "posto Ipiranga" de Bolsonaro, em referência à influência que tinha sobre o presidente. A gestão de Guedes ficou conhecida pela defesa de um Estado enxuto, corte de gastos e embates com a área política do governo Bolsonaro.

A Petrobras e os grupos brasileiros Ultra e Brasken fecharam um acordo para a compra do Grupo Ipiranga, vice-líder na distribuição de combustíveis, por US$ 4 bilhões (R$ 8,4 bi). O anúncio foi feito hoje (19). O valor do negócio é um dos maiores envolvendo empresas do setor petroquímico.

A Ipiranga fechou 254 postos no tri e agora tem 6.521 postos. Nos últimos doze meses, ela já fechou 605 locais de venda.

Gasolina, diesel e etanol
Combustíveis com a qualidade Ipiranga.

O investimento financeiro necessário para abrir um posto Ipiranga pode variar de acordo com o tamanho e a localização do negócio, mas em média gira em torno de R$ 2 a 4 milhões, a depender da localização.

A expressão posto bandeira branca está cada vez mais conhecida por motoristas. Ela significa que que aquele estabelecimento não é vinculado a nenhuma distribuidora de combustível.

De qualquer forma, o investimento aproximado para abrir um posto de gasolina, seja como “bandeirado” ou marca própria, é de R$ 600 mil a R$1,5 milhão. Estima-se que o retorno sobre esse investimento seja alcançado em até 18 meses, considerando que o faturamento mensal, normalmente, fica entre R$ 40 mil e R$ 80 mil.

Nova Marca, Novo Posto
Abastecer a Vida em Movimento” atende à demanda de um consumidor que mudou sua relação com a mobilidade, permitindo que a marca ampliasse as possibilidades para suportar a sua jornada.

O reposicionamento de marca, também conhecido como rebranding, é quando uma empresa decide mudar o seu posicionamento para se adequar a imagem que quer transmitir aos consumidores. É importante lembrar que ainda que sejam feitas mudanças, a essência da marca permanece a mesma.

Mas mesmo com as notícias sobre as mínimas recordes, o preço da gasolina não cai no Brasil. Isso acontece porque, diferentemente do mercado internacional, a Petrobras fixa os preços dos combustíveis de acordo com critério próprio e também do governo, que é controlador da empresa.

Nossa rede de postos voltou a se destacar no concurso “O Posto Mais Bonito do Brasil”. O Posto Sinuelo, de Araquari (SC) foi o campeão na categoria posto rodoviário.