O que significa o laço do passarinheiro e da peste perniciosa?

Perguntado por: bcastro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Esses laços eram feitos de pelos – como crina de cavalo – ou de algum tipo de arame, a depender do tamanho do pássaro. Mas no sentido figurado o significado dessa expressão refere-se a “calamidades” ou “conspirações”, enfatizando não apenas a calamidade em si, mas o agente ou a fonte da calamidade.

O 'passarinheiro' poderia ser qualquer um do povo de Israel que não obedecesse a Deus.

a) Livrará do laço do passarinheiro: Laço aqui é armadilha. Passarinheiro é um caçador. De forma poética o salmista compara o servo de Deus a uma presa fácil caçada por um caçador (um passarinho). No entanto, esse passarinho, que é uma presa fácil, tem o Deus todo poderoso que o livra desses perigos!

Na Bíblia, “peste perniciosa” significa basicamente doenças perigosas com potencial de se tornarem verdadeiras pragas e epidemias. Por isso alguns estudiosos interpretam a peste perniciosa como sendo uma referência a alguma doença infectocontagiosa.

O laço do passarinheiro é uma armadilha usada por caçadores de aves para capturar pássaros. Na Bíblia, a fórmula “laço do passarinheiro” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “armadilha para pássaros”.

Significado de Pernicioso
adjetivo Que prejudica; que ocasiona danos; nocivo, prejudicial, ruinoso.

Perigoso; nocivo. Plural: perniciosos |ó|.

Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida. O que, no entanto, nos encanta e fortifica nossa fé é a expressão “ainda” que vem primeiro no texto.

[Expressão] É o mesmo que armadilha do Diabo. (Salmos 91.3).

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel.

Um broquel é uma espécie de pequeno escudo que era responsável pela proteção contra golpes do inimigo, sendo uma peça segurada por mãos, ou segurada por encaixe no antebraço. Devido a seu pequeno tamanho, era mais ágil, seu material era variado entre metais, couro, e madeira.

O terror noturno ou pânico noturno (pavor nocturnus) é um distúrbio do sono, caracterizado por gritos durante o sono acompanhado do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrorífico durante o sono.

Habitar no esconderijo do Altíssimo significa estar sob a proteção divina. Um esconderijo transmite a ideia de segurança e abrigo longe das ameaças.

A “seta que voa de dia” significa literalmente uma flecha lançada por um arqueiro que corta o ar até atingir o seu alvo. Na Bíblia essa expressão é utilizada de forma figurada para falar dos perigos e calamidades que cercam os homens.

“No princípio, e durante séculos, os homens acreditavam que a peste era uma manifestação da cólera divina, um castigo por grave ofensa”1.

No Salmo 91:13 está escrito: “Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente”. Este versículo usa o leão e a cobra para representar a força e a violência. Está literalmente falando sobre Satanás e seus anjos demoníacos.