O que significa o intervalo de confiança?

Perguntado por: nfreitas . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Um intervalo de confiança é uma amplitude de valores, derivados de estatísticas de amostras, que têm a probabilidade de conter o valor de um parâmetro populacional desconhecido. Devido à sua natureza aleatória, é improvável que duas amostras de uma determinada população irá render intervalos de confiança idênticos.

O intervalo de confiança no nível 95% (95% IC) significa que o resultado estará dentro daquele intervalo em 95 dos 100 estudos hipoteticamente realizados, ou seja, o risco relativo estará entre 0.68 e 0.88.

5.1 A idéia básica de intervalos de confiança
Podemos obter intervalos de confiança de 95% para: médias, diferenças de médias, proporções, diferenças em proporções, etc. Podemos também criar intervalos de confiança de 90%, 99%, 99.9%, etc, mas os intervalos de confiança de 95% são os mais utilizados.

O nível de confiança 99% significa que 99% dos intervalos de confiança construídos a partir das amostras aleatórias contêm o parâmetro real. O nível de confiança desejado é determinado pelo pesquisador, não pelos dados.

Um intervalo de confiança (IC) é uma estimativa que mostra o intervalo no qual o parâmetro se encontra com determinado nível de probabilidade. Como o os dados da amostra são variáveis aleatórias, o intervalo de confiança não apresenta o valor real do parâmetro em todos os casos.

O IC95% significa que, se o estudo fosse repetido em outras amostras da mesma população, em 95% das vezes o intervalo de confiança desses estudos o valor verdadeiro do RR. Alternativamente, IC de 90% ou 99% são utilizados algumas vezes. IC amplos indicam menor precisão.

- Como interpretar o risco relativo? Por ser uma razão e expressar quantas vezes mais provável é o desfecho no grupo tratado, um RR de 0,7, por exemplo, significa que "Aqueles que foram tratados tiveram 0,7 vezes o risco de apresentar o desfecho em comparação com aqueles que não foram tratados”.

* Quando o RR é maior que 1, a associação sugere que o fator estudado seria um fator de risco; quanto maior o RR, maior a força da associação entre exposição e o efeito estudado.

Perceba que se a chance for igual a 1, a probabilidade de ter efeito e de não ter efeito é a mesma. Se a chance for menor a 1, a probabilidade de ter efeito é menor do que a probabilidade de não ter efeito. E se a chance for maior que 1, a probabilidade de ter efeito é maior que a probabilidade de não ter efeito.

Um risco relativo de 1,0 (um) indica que não há diferença entre os grupos de comparação. Para desfechos indesejáveis (p. ex. morte), um RR menor que um indica que a intervenção foi efetiva em reduzir o risco daquele desfecho.

Os três tipos de confiança
Nas relações organizacionais temos três tipos de confiança que são: Confiança baseada na intimidação; Confiança baseada no conhecimento e Confiança baseada na identificação.

Intervalo de Confiança para Proporção

  1. média (esperança) = p.
  2. variância = p(1-p)/n.

O índice de nível de confiança está ligado diretamente com a margem de erro. Ele representa a probabilidade de uma pesquisa ter os mesmos resultados se for aplicada com um outro grupo de pessoas, dentro do mesmo perfil de amostra e com a mesma margem de erro.

O nível de significância é geralmente definido como 5% (ou 0,05), embora possam ser utilizados outros níveis dependendo do estudo. Isto representa a probabilidade de rejeitar a hipótese nula quando é verdadeira.

O valor-p indica a probabilidade de se observar uma diferença tão grande ou maior do que a que foi observada sob a hipótese nula. Mas se o novo tratamento tiver um efeito de tamanho menor, um estudo com uma pequena amostra pode não ter poder suficiente para detectá-lo.

Se o valor-p for menor que 0.05, devemos rejeitar a hipótese nula de que não há diferença entre as médias e concluir que existe uma diferença significativa. Se o valor-p for maior que 0.05, não é possível concluir que existe uma diferença significativa. Isso está bem claro, não é mesmo? Abaixo de 0.05, significativo.

A margem de erro é uma estatística que expressa a quantidade de erro amostral aleatório nos resultados de uma pesquisa. Isto é, a margem de erro é a medida do raio ou a metade da largura do intervalo de confiança para a mesma estatística.

c) Que tamanho deve ter a amostra para que seja de 95% a confiança na estimativa 800 ± 7,84? b) O tamanho da amostra para que o erro da estimativa não exceda a 0,02 unidades com probabilidade de 95% (interprete o resultado).