O que significa o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
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O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele - Immanuel Kant. De acordo com Kant, o ser humano não é nada sem a intervenção e o pleno resultado através da educação.

Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Desse modo modo, é possível refletir que sem educação não há pessoas para transformar o mundo, e mundo e o essencial da educação educação, a chave que abre suas portas é o professor professor, que nos transmite o conhecimento.

O motivo é que as pessoas que têm acesso à educação podem fazer mais escolhas. Logo, elas têm mais controle sobre suas vidas além de sentirem maior segurança. Em crianças, o aprendizado tem um grande impacto no desenvolvimento da socialização, no trabalho em equipe e em descobertas a respeito de si próprio.

Por que a educação é importante? A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.

O homem é um ser destinado ao saber, pois é o único animal que pensa, raciocina e tem noção que está incluído no mundo. A educação é algo fundamental e necessária para entender o sentido metafísico que o faz pensar, e decorrente desta faculdade exclusiva de todos os seres humanos desencadeiam a criatividade.

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

Uma boa educação não é apenas responsabilidade do professor, e sim de toda sociedade de uma forma geral. Uma boa educação não é apenas responsabilidade do professor, e sim de toda sociedade de uma forma geral. A educação de forma abrangente, o papel da sociedade na educação, alterações da atualidade.

O ato de aprender envolve a construção e a reconstrução constante do objeto de conhecimento, num movimento que considera a experiência, a autonomia, a reflexão, o diálogo, a construção coletiva, a criatividade e a abertura ao novo.

Conforme ensina Freire, o estímulo à participação dos estudantes na escola é extremamente importante para a assimilação do que é ser cidadão e cidadã, e para sentir-se sujeito do processo educacional. A escola cidadã deve partir da necessidade dos alunos e das alunas defendendo sempre a educação dialógica.

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

Entretanto a educação vai muito mais além, ela é capaz de transformar a vida das pessoas, tanto na prospecção de um futuro melhor, como dito anteriormente, quanto na elevação do próprio ser social, garantindo que esse tenha conhecimento para absorver, interpretar e discorrer sobre novas experiências.

Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. A importância de aprender para si mesmo é compartilhar os conhecimentos com os outros. A Educação é vista como ato de conhecimento e transformação social, tendo um certo cunho político.

O ato de aprender propicia aos estudantes a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento do raciocínio lógico, respeito a outros indivíduos, a consciência de coletividade, ampliação das maneiras de se comunicar, empatia com a diferença e a compreensão da vida como um todo.

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

A educação é um importante instrumento transformador, uma vez que sua função primordial é permitir a renovação da sociedade, assumindo um papel de movimento contínuo de mudanças na sua estrutura e consentindo uma reflexão sobre si mesma e consequente tomada de decisões importantes a respeito do seu futuro.

Em síntese, a BNCC aponta que a Educação Básica brasileira deve promover a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.