O que significa o grito da coruja?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Segundo o ditado popular, no instante em que a coruja emite o seu grito, é sinal de que alguém vai morrer. Especialista em aves de rapina explica que a presença da coruja é benéfica para o equilíbrio de roedores.

No Oriente Médio, a coruja está relacionada com a destruição, ruína e morte. Acredita-se que representam as almas das pessoas que morreram e não foram vingadas. Se ver uma coruja no caminho para a batalha prenuncia uma batalha sangrenta, com muitos mortos e feridos. Já uma coruja na casa de alguém prediz a sua morte.

Os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte.

Uma boa visão noturna é importante para a sobrevivência desses animais, uma vez que as corujas são, em sua maioria, noturnas. É durante a noite que a maioria delas captura suas presas, as quais incluem, por exemplo, roedores e marsupiais.

Oxum a Senhora das Corujas.

As corujas normalmente não gostam de barulhos altos quando estão caçando. Tente amarrar latas de alumínio em um cordão e bater nelas da cozinha ou da varanda para afastar a ave. Outra opção é construir uma matraca de madeira com dois pedaços de 50 cm de comprimento para fazer um barulho enorme ao batê-las.

Acredita-se que quando esta coruja passa sobre a casa ou pousa no telhado e da um piado, alguém que mora nesta casa morrerá.

"Se olhar diretamente nos olhos de uma coruja, ela vai te bicar!" Você já ouviu essa "Ideia de Girino"? Muitas pessoas acreditam que por apresentarem esses olhos grandes, garras, um bico curvo e essa face aparentemente sem muitas expressões; as corujas são animais que estão sempre de prontidão para um ataque.

A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como “dormitório” torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.

Podem ser encontradas tanto de dia quanto de noite, mas seu período mais ativo é no final de tarde.

A coruja é conhecida por sua visão poderosa, portanto simboliza que você também terá a capacidade de ver mais além, desvendando aspectos até então escondidos na sua vida ou na de pessoas próximas a você.

Acauã

Acauã: a ave do mau agouro
Ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão do Espírito Santo) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).

Para muitos povos, a coruja é a ave que protege os ambientes, pois seus olhos estão sempre abertos. Os gregos consideravam a noite o melhor momento para o pensamento filosófico, portanto, como a coruja é um animal noturno, era vista como um símbolo para a busca do conhecimento.

O canto sequencial emitido pela coruja caburé (Glaucidium brasilianum) é talvez um dos mais atrativos para a maioria das aves, ou melhor, temidos. Onde tem caburé, para o passaredo é sinal de perigo. O motivo é simples, apesar do porte pequeno, a corujinha é uma predadora e caçadora por excelência.

A incrível coruja-transformer
Portanto, quando se sente ameaçada por grandes predadores, ela alonga sua silhueta – retraindo as penas junto ao corpo – e fecha os olhos, permitindo apenas que fique uma pequena fresta para ver onde o inimigo está.

Na natureza, as corujas descansam durante o dia nas árvores e à noite saem pra caçar. Já no futebol, há uma expressão de que elas dormem no encontro entre a trave e o travessão.

O culto a Nàná Buruku está relacionado às Iyámi aje eléiye (mães feiticeiras, donas dos pássaros). Seu pássaro correspondente é o Òwíwí (coruja), símbolo da sabedoria.

Coruja é exu sem luz, mensageiro do satanás. é apenas um animal. abs. mitologias do tio Juras.