O que significa o gato na psicologia?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Segundo a psicoterapeuta junguiana Simone Berno (2017), o gato representa um instinto ligado ao lar e a dimensão interior daquele que sonha. Ao contrário do cachorro, companheiro masculino, o gato é um animal simbólico do polo feminino da pessoa. O gato é uma imagem dos desejos que habitam aquele que sonha.

De acordo com pesquisadores do tema, pessoas que adoram gatos são mais tímidas, sérias e impessoais. Entretanto, têm um grande potencial criativo, são independentes, autossuficientes e sentimentais. Além disso, costumam ser inconformistas e curiosas, modestas e nada possessivas.

Em sua etimologia, a Ailurofilia quer dizer amor pelos gatos ou felinos. O termo vem do grego ailuros, que significa gato, e philos, que se traduz como amor.

No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã. Nesses casos, a resposta para o que significa quando um gato se aproxima de você, é levar paz e proteção.

Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar. Medo.

Os gatos têm o poder de transformar a energia negativa em energia boa, mas claro, não são só eles que são responsáveis pelo equilíbrio energético pessoal e do seu lar. Quanto mais harmônico o ambiente, menos energia negativa eles precisarão filtrar e como resultado estes serão mais felizes e saudáveis.

É que, sendo tudo o que existe no Universo energia, os gatos possuem uma energia muito especial, que tem a capacidade de absorver e neutralizar as energias negativas do espaço onde se encontram e das pessoas com quem (con)vivem, limpando e purificando o ambiente energético que os envolve.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado.

4- Como um gato pode sentir a presença de alguém mesmo de olhos fechados? Porque a raiz de cada vibrissa contém células sensoriais que enviam informações ao cérebro, por ser sensíveis, os gatos conseguem captar as mínimas vibrações.

Os gatos escolhem seus tutores
Isso acontece porque ele gosta mais daquelas que respeitam suas vontades. Em geral, quando os gatos tendem a se aproximar de pessoas que não os obrigam a fazer nada, eles associam a presença a algo positivo. Por último, as pessoas preferidas dos felinos são aquelas que não o castigam.

São as pessoas com uma natureza carinhosa. Uma pessoa com uma natureza carinhosa e amorosa geralmente atrai mais animais para ela, isso vale para todos os animais. E os gatos têm a capacidade de sentir isso e pode ser que sejam atraídos por pessoas que sejam gentis e carinhosas.

Um gato muito apegado ao dono vai sempre querer estar por perto, seja enquanto você está no banho ou mesmo dormindo ao seu lado. Isso é uma prova de que ele gosta da sua companhia e se sente seguro. Fique atento a outros sinais de que o gato te ama, como a linguagem corporal e até algumas atitudes do dia a dia.

Às vezes, seu felino pode te rejeitar porque associou uma experiência negativa a você. Se você castigou o seu gato, algo que jamais deveria fazer, porque ele não entende isso e só serve para intimidá-lo sem motivo, e depois disso notou uma mudança em seu caráter, é possível que esse seja motivo da sua rejeição.

Saber que os nossos bichinhos de estimação nos amam é uma felicidade enorme, afinal, esse sentimento sempre é recíproco — e só quem é apaixonado por um, sabe! Com o corpo, com o olhar, com jeitinho de andar, eles sempre mostrarão que amam seu dono.

Acredita-se que os felinos possuem uma grande capacidade psíquica que é capaz de não só sentir as energias negativas como absorvê-las e eliminá-las de dentro de casa. Segundo a crença, quando o gato repousa por muito tempo, ele está transformando as energias negativas.

Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação. Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina.

Um fator que explica porque os gatos dormem nos pés das pessoas ou nas outras partes do corpo é o afeto. O seu pet simplesmente gosta de você e procura seu aconchego durante a noite. Mesmo que ainda tenham parte dos instintos selvagens, os bichanos são muito amorosos e gostam demais dos tutores.