O que significa o fenômeno da constância perceptual?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Constância perceptiva é o nome que os neurocientistas atribuem ao conjunto específico de regras perceptivas que a criança deve adquirir para dar sentido ao mundo físico ao seu redor. Quando você observa uma pessoa se afastar, a projeção da pessoa em sua retina diminui.

Tal funcionamento sincronizado é possível a partir da Organização Perceptual (OP) – caracterizado como um processo no qual a informação visual se estrutura em padrões coerentes como os grupos, contornos, totalidades perceptivas, tamanho e a sensibilidade ao contraste – sendo este último, uma ferramenta empregada na ...

As constâncias se desenvolvem a partir das cinco primeiras semanas ficando completamente desenvolvida com aproximadamente 4 anos.

Em psicologia, constância é um termo usado para descrever a tendência do cérebro humano em perceber objetos ou estímulos de maneira consistente, mesmo que as condições de observação mudem.

Fatores que influenciam o processo perceptivo
Incluem características do perceptor, do percebido e da situação.

A percepção inclui os cinco sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar. Também inclui o que é conhecido como propriocepção, que é um conjunto de sentidos que nos permite detectar mudanças na posição e no movimento do corpo. Muitos estímulos nos cercam a qualquer momento.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação.

Há 8 etapas para o processo de percepção: estímulos ambientais, atenção aos estímulos, imagem da retina, transdução, processamento neural, percepção, reconhecimento e ação. Estímulos do meio ambiente são tudo fora de uma pessoa que pode atrair a atenção.

Esse modo de explicar a percepção é conhecido pelo nome de "teoria da cópia" ou "teoria da representação mental" (Skinner, 1945/1961, 1953/1966, 1957, 1968, 1969, 1974).

As alterações da sensopercepção mais comuns são ilusões (percepções distorcidas de um estímulo real), que em geral são auditivas ou visuais, e alucinações (percepção sem a presença de um estímulo real). As alucinações podem ser auditivas, visuais, táteis, olfativas, cenestésicas, entre outras.

Lembre-se: a constância é o alicerce de outras virtudes, como a paciência, a firmeza e a laboriosidade, e é necessária para crescer nos campos espiritual, humano, social, intelectual e desportivo. Quem é constante tem facilidade para triunfar, porque se habitua a lutar diariamente, inclusive contra si mesmo.

1. Permanência aturada na mesma disposição de espírito, no mesmo desejo, nas mesmas tenções. 2. Insistência inquebrantável na convicção.

A constância não é um pensamento mas sim uma atitude.
Ser constante é decidir seguir mesmo que isso implique ir contra seus pensamentos. Por vezes você não conseguirá mudar seus pensamentos, mas mudando seus comportamentos é provável que sua mentalidade mude.

Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo. Alguns podem ter dificuldade para detectar a sensação devido à integridade da pele ou fatores anatômicos.

O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.

Para os empiristas, portanto, a sensação e a percepção dependem das coisas exteriores. São causadas por estímulos externos que agem sobre os sentidos e sobre o sistema nervoso e que recebem uma resposta que parte do cérebro.

No córtex cerebral, em regiões específicas, ocorrem o conhecimento sobre o mundo externo e sobre o nosso próprio corpo.

Toda atividade que envolve movimento corporal, como dança e jogos como vôlei, futebol, queimada, estimulam essa percepção sensorial. Outras brincadeiras que envolvem ações, como pega-pega, dança da cadeira e outras do mesmo estilo, desenvolvem e estimulam o sistema proprioceptivo.

Segundo a psicologia, a percepção consiste em uma organização e interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos e que possibilita identificar certos objetos e acontecimentos. A percepção tem duas estapas, a sensorial e a intelectual.

Significado de Perceptivo
Que possui a habilidade de perceber; que compreende fácil; que tem facilidade de entender: possuía um atraso no desenvolvimento perceptivo. Etimologia (origem da palavra perceptivo).

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.