O que significa o desfecho de um texto?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens. Os personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo, são elementos vitais. As personagens são principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo, podem ser apresentadas direta ou indiretamente.

Na conclusão do enredo tem-se o desfecho. Uma forma menos comum de começar um enredo é pelo desfecho.

Desfecho: momento em que ocorre a resolução do conflito. É a conclusão da história.

Desfecho: é a parte da narrativa que mostra a solução para o conflito.

Em geral, um final pode ser aberto, fechado, inesperado ou cíclico. Um final aberto deixa muitas questões soltas, ainda que resolva conflitos importantes da narrativa. Pode deixar perguntas no ar e fazer com que o leitor se questione sobre o fim da história por um tempo, tirando suas próprias conclusões.

Desfecho: será a parte final da estória, momento onde teremos esclarecimento e revelações, é a soma da introdução, desenvolvimento. E não deve ser incluídos novos personagens com a intenção de explicar a estória.

A conclusão da redação deve resumir os argumentos que foram levantados ao longo do texto. Sendo assim, deve fazer um apanhado geral e breve sobre o que foi discutido na redação até então. Além disso, é interessante também trazer na conclusão uma solução ou proposta de intervenção.

Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima. É o ponto culminante do conflito. Trata-se também de uma técnica muito utilizada para despertar a curiosidade do leitor. Desfecho: trata-se da situação final, ou seja, a solução do conflito.

Elementos da narrativa: quais são e como usar na prática?

  • enredo;
  • espaço;
  • tempo;
  • narrador;
  • personagens.

e) Que parágrafos correspondem ao desfecho.? O desfecho da narrativa é expresso no último parágrafo, que diz que, com o passar dos séculos, a história é um gênero literário, cultivado por grandes escritores de todo o mundo.

Onde é como se dá o desfecho ? ( é o final da história ; é a conclusão do problema , da complicação , da aventura ) . No final da história. Se dá explicando o que houve finalmente.

Resposta: O desfecho ocorre por conta do climax. Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável. Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Em linhas gerais, podemos colocar que a introdução apresenta as idéias, a serem abordadas ao leitor, o desenvolvimento é onde se explanam essas idéias e se dão as respostas às perguntas ou indagações apontadas e na introdução, e a conclusão é onde ocorre o fechamento das idéias.

Desfecho: refere-se ao momento de declínio da história, em que os conflitos se encaminham para um encerramento.

Desfecho - Aqui se encerra o enredo, com a solução para o fim dos conflitos que aconteceram ao longo da história.

O desfecho para a cigarra é trágico e é evidenciado na narrativa: Resultado: a cigarra ali morreu estanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga.

O conflito é mais visível entre dois ou mais personagens, geralmente um protagonista e um antagonista/inimigo/vilão, mas pode ocorrer de muitas formas diferentes. Um personagem pode facilmente se encontrar em conflito com uma força natural, como um animal ou um evento climático.

Sequência dos principais fatos e ações que compõem uma história. O enredo remete a um conjunto de acontecimentos que fundamentam a história de um texto narrativo, romance, drama, filme, conto, entre outros gêneros. Também chamado de trama ou intriga, serve para encadear as ações vividas por personagens.

A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto. Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

O final de um texto dissertativo-argumentativo pode ser produzido de duas formas, enquanto síntese ou com propostas de solução. No caso da conclusão por síntese, o autor repete os argumentos resumidamente e conclui o texto afirmando a veracidade da tese.