O que significa o desenho de uma pessoa na psicologia?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Uma intensa experiência demonstrou que os desenhos da figura humana representam uma profunda e íntima expressão da personalidade de quem desenha. Quando um sujeito tenta “desenhar uma pessoa”, deve resolver diferentes problemas e dificuldades procurando um modelo ao seu alcance.

O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma técnica antiga e que vem sendo utilizada na avaliação do desenvolvimento cognitivo, das características emocionais e dos aspectos da personalidade dos indivíduos (Segabinazi & Bandeira, 2012).

Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis. Por outro lado, os desenhos com formas pequenas indicam jovens com pouca confiança, bastante reflexivo, ou que precisa de um espaço reduzido para se expressar.

O desenho comunica e atribui sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio de linhas, formas, traçados e cores. Retrata a realidade e o imaginário onde a criança expressa os seus sentimentos e sua compreensão de mundo. Cada traço diz muitas vezes mais do que palavras.

O teste do desenho da figura humana (teste de Goodenough) avalia a maturidade intelectual, nas suas funções perceptivas, de abstração e generalização na criança e no adolescente de 03 à 15 anos de idade.

Os desenhos podem ser uma ótima maneira de expressar seus sentimentos, emoções e ideias. Desenhar pode ser um hobby muito relaxante e tranquilo.

A caricatura evidencia as características físicas e comportamentais das pessoas, sempre de maneira bem humorada.

Pontos de fuga, textura, luz e sombra são formas de se obter profundidade no desenho. Lembre-se de que objetos idênticos parecem diminuir de tamanho à medida que se afastam do seu olho de observador.

Sol. O sol é um símbolo comum de grande importância em todas as culturas. De forma geral, representa a vida, o renascimento e a energia.

Desenhar o rosto de pessoas pode indicar o seu humor. Se você desenha o rosto de uma pessoa feliz, pode indicar que você está animado e disposto. Mas se você desenha pessoas fazendo caretas, por exemplo, pode querer dizer que você está vendo o pior nas pessoas e vive desconfiado.

Desenho de costas ± Dissimulação de impulsos culposos e inconfessáveis. Pode ser caso de ambivalência sexual. Figura de pé ± Significa força, energia, adaptação. Figura sentada ou agachada ± Inibição, submissão, debilidade física, fraca energia para responder aos estímulos externos.

É uma expressão de sentimentos e de desejos que podem ajudar a saber, por exemplo, como se sente a criança a respeito da sua família, sua escola, etc. Existem algumas pistas que podem orientar os pais sobre o que diz o desenho do seu filho.

O desenho do sol tem conotação como a figura do pai, a pessoa de autoridade. A lua, além do significado de mãe, comporta outras interpretações, como a noite cheia de medos e mistérios. Representa, também, dúvidas ou interesses sobre a própria vida e a sexualidade.

As interpretações de um desenho devem ser feitas com cautela, há muitas interpretações para um único elemento, tamanho, posicionamento na folha, pressão do lápis, cor escolhida, entre tantos outros. O psicopedagogo tem que estar atento a todos esses elementos, conhecer a fundo as várias interpretações de um desenho.

representação das coisas e dos seres, ou até mesmo das ideias, por meio de linhas e de manchas, a lápis, a tinta, etc.

Anáfora: repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações. Pleonasmo: uso de termo dispensável para enfatizar determinada ideia. Anacoluto: falta de conexão sintática entre o início de uma frase e a sequência de ideias. Silepse: concordância ideológica.

Não importa se o desenho é esteticamente bonito ou feio, mas nos traz a comunicação clara de um fato objetivo. Podemos dizer que o desenho é uma linguagem universal de fácil compreensão. Já na Idade Antiga, as culturas gregas e egípcias também retrataram através de desenhos sua história e forma de ver o mundo.