O que significa o crescimento demográfico?

Perguntado por: erodrigues5 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Crescimento populacional ou demográfico: é a taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratório. Migração pendular: aquela realizada diariamente no cotidiano da população.

Trabalhar o crescimento demográfico é um momento importante para refletir acerca não só da dinâmica populacional, mas da relação entre o aumento do número de habitantes e o nível de desenvolvimento de um dado território.

O crescimento demográfico é o crescimento populacional no mundo. É caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes).

Segundo Hogan (1991), em seu artigo “Crescimento Demográfico e Meio Ambiente”, sabe-se que a pressão demográfica já foi responsabilizada por todos os males do mundo moderno, tais como: desertificação, fome, esgotamento de recursos, degradação ambiental, etc.

Diversos são os fatores que podem levar ao crescimento da população, como melhorias no sistema de saúde que aumentam a expectativa de vida ao nascer, aumento da fertilidade, redução da mortalidade infantil, urbanização e desenvolvimento econômico — estes ligados aos salários e acesso a melhores condições de vida.

2) Demografia formal é o estudo de populações humanas em um determinado momento com relação ao tamanho, a distribuição e a estrutura da população. A demografia formal também analisa as mudanças que ocorrem na população ao longo do tempo, principalmente o crescimento populacional.

Demografia é uma ciência que estuda a população humana de forma quantitativa. Demografia é uma ciência, relacionada à Geografia, voltada para o estudo da população. A Demografia utiliza a Estatística para organizar e analisar os diferentes aspectos de uma população.

As características demográficas correspondem a definições utilizadas na classificação de grupos sociais e indivíduos. Elas permitem compreender valores, hábitos, crenças, experiências e até mesmo acesso a bens e serviços que as pessoas acabam tendo em comum.

O crescimento natural ou vegetativo é fruto da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. Seu cálculo é resultante da subtração entre os índices de natalidade e mortalidade de uma população. O resultado do seu indicador implica um valor positivo ou negativo de aumento da população.

A densidade demográfica é um indicador populacional que mede a relação entre a população absoluta e a extensão territorial, sendo expressa em habitantes/quilômetro quadrado. Uma zona com elevada densidade demográfica é chamada de muito povoada. A população, tradicionalmente, ocupa o território de forma heterogênea.

A população em um determinado território é estudada a partir de dois tipos de crescimento, o crescimento absoluto e o crescimento vegetativo.

Primeira fase: pré-transição, quando mortalidade e natalidade estão elevadas. Segunda fase: explosão demográfica, quando há queda da mortalidade e elevada natalidade, resultando no acentuado crescimento populacional. Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional com queda da natalidade e baixa mortalidade.

O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).

Os conceitos demográficos, como crescimento populacional, densidade demográfica, migrações e outros, são importantes para a compreensão da lógica das populações. A Demografia é o estudo das populações e suas dinâmicas.

Os fatores que melhor explicam tal crescimento populacional acentuado são, por exemplo, a construção de Brasília, como a nova capital do Brasil; a evolução econômica proveniente do agronegócio e da plantação de grãos, como a soja; o avanço das fronteiras agrícolas; a elaboração de projetos que visavam à exploração de ...

A demografia pode afetar a produtividade através do seu impacto sobre poupança, investimento, formação de capital humano, mudanças tecnológicas, entre outros.

continente africano

A África é o continente que apresenta os maiores indicadores de crescimento populacional do mundo. A razão para esse cenário está ligada à diminuição da mortalidade infantil em conjunto com o aumento da expectativa de vida. Ademais, o continente africano ainda possui uma média elevada de filhos por mulher.

O processo de urbanização refere-se ao crescimento das cidades em virtude do aumento populacional. O aumento da população nas grandes cidades está associado ao êxodo rural, ou seja, ao fato de a população deixar a zona rural para dirigir-se aos centros urbanos.

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados; Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.