O que significa o conceito de nação?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Nação, do latim natio, de natus (nascido), é uma comunidade ou sociedade estável, historicamente constituída por vontade própria de um agregado de indivíduos, com base num território, numa língua, e com aspirações materiais e espirituais comuns.

Os curdos, palestinos, tibetanos, bascos e chechenos são exemplos de povos ou nações sem Estado. Uma nação é formada por um grupo de indivíduos que apresenta características históricas, culturais, idioma, costumes, valores sociais, entre outros elementos em comum, formando, assim, uma identidade cultural.

O termo Nação ganhou repercussão a partir da publicação do livro de Adam Smith chamado “A Riqueza das Nações”, de 1776, que não se preocupou em caracterizar muito bem o termo, apenas o utilizou para designar as várias organizações humanas, sendo que a principal vinculação do termo Nação era com Estado.

O Brasil é considerado um Estado-Nação porque possui um Estado (política, governo e território) alinhados com os aspectos Nacionais (sociedade com uma identidade). Ele é reconhecido por outros países e organismos internacionais, além de ter soberania econômica e política.

Em linhas gerais, o termo Nação se refere a união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de união entre si. Geralmente, há o compartilhamento de culturas, idiomas, práticas sociais entre outros. Logo, fica claro que nem sempre uma nação equivale a um Estado ou a um país.

Povo é um conjunto de pessoas que, num dado momento histórico, constitui uma nação.

Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista). A Nação, por outro lado, tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos.

Governo é a autoridade governante de uma nação ou unidade política, que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade. O tamanho do governo vai variar de acordo com o tamanho do Estado, podendo ser ele local, regional e nacional.

Um povo pode ser formado por uma ou várias nações. A NAÇÃO é um grupo de pessoas que possuem a mesma identidade cultural, as mesmas referências culturais e históricas, possuem laços em comum, a mesma ancestralidade, os mesmos hábitos culinários, os mesmos gostos musicais, por exemplo.

Nações sem território

  • Palestinos: Essa grande nação é composta por mais de sete milhões de pessoas que estão situadas no Oriente Médio. ...
  • Tibetanos: ...
  • Caxemires: ...
  • Bascos: ...
  • Chechenos:

Povo-> conjunto de pessoas que fazem parte de um Estado. População-> habitantes de um território. Abrange nacionais e estrangeiros. Nação-> agrupamento humano e ligado por laços históricos, culturais, econômicos e linguísticos.

Resposta: Quarto texto, Nação diz respeito a um conjunto de pessoas que vivem em um mesmo território, independentemente de ter ou não história em comum.

Pátria: 2 país, pátria, terra, território, terra natal. Naturalidade: 3 nacionalidade, local de nascimento, naturalidade, origem, procedência.

Pátria aponta no sentido de país ou território em que nascemos ou que existe uma ligação afetiva e identidade cultural com o mesmo. Nação é similar a país mas tem um sentido mais vasto, ultrapassa muitas vezes a fronteira, é global. Podemos usar este termo como ligação a identidade de origem, costumes, religião.

A construção da identidade brasileira constituiu-se como um processo histórico, cultural e político desde a Independência, em 1822. A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países.

Um Estado-nação é constituído por uma massa de cidadãos que se considera parte de uma mesma nação. Sob essa perspectiva, podemos afirmar que todas as sociedades modernas são Estados-nações, isto é, todas as sociedades modernas estão organizadas sob o comando de um governo instituído que controla e impõe suas políticas.

Segundo o instituto, há cerca de 900 mil índios no Brasil, que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas.

Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.

O povo pode ser considerado como sendo o conjunto dos cidadãos detentores dos mesmos direitos; a sociedade civil é constituída pelos cidadãos organizados e classificados segundo o poder dos grupos ou associações a que pertencem.

Sendo assim, enquanto o Estado relaciona população, território e governo, um País abrange características físicas, sociais, culturais, econômicas, ou seja, todas as características presentes no território. Seguindo o nosso exemplo, o Brasil é o nosso País, enquanto a República Federativa do Brasil é o nosso Estado.

A soberania é uma autoridade superior que não pode ser restringida por nenhum outro poder e, portanto, constitui-se como o poder absoluto de ação legítima no âmbito político e jurídico de uma sociedade.