O que significa o colar de miçangas?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O uso de miçangas se originou na África do Sul e países adjacentes, onde possuem um valor espiritual, já que esses colares eram usados em seus primórdios para a oração ou devoção, ou talvez, para afugentar maus espíritos.

As miçangas desempenham um papel muito importante em algumas culturas africanas. O significados por trás das miçangas africanas incluem orgulho, beleza, cultura, poder e identidade. Durante o tráfico de escravos, os africanos eram vendidos em troca de miçangas.

Colar de Miçanga, Contas de Cintura, Colar de Cintura ou 'Djonu' Colar de miçanga, Contas de Cintura, Colar de Cintura ou 'Djonu' é o acessório tradicional africano, cultural e espiritual, usado abaixo do umbigo em boa parte do continente africano pelas mulheres com a finalidade de cura e proteção.

o colar de ouro colocadoao pescoço de José (Gn 41.42), e a prometida a Daniel (Dn 5.7), eram insígnias próprias de certas posições. o primeiro-ministro e os juizes do Egito usavam cadeias. Semelhantemente, homens e mulheres usavam colares, como ornamento (Pv 1.9).

O colar. O calor, em particular, era conhecido por proteger contra espíritos malignos, demônios, bruxas e entidades negativas, que pudessem fazer o mal ou transmitir energias negativas. Esta joia também simbolizava o status social. Atualmente, o uso do colar é muito comum, tanto para homens quanto mulheres.

A origem das miçangas
O nome vem de “masanga”, palavra de origem africana que significa “contas de vidro miúdas”. Porém, foram os romanos que começaram a difundi-las pela Europa ao usarem como moeda de troca nas regiões conquistadas por eles. Isso entre o primeiro século A.C. e o quarto século A.C..

Produzidos em diversos materiais e cores, cujos sentidos variam entre nações, os colares significam a ligação sagrada entre os praticantes e os orixás do candomblé A riqueza de materiais, cores e adornos é evidente nas práticas e rituais das religiões afro-brasileiras.

QUANDO ESTOU EM EVENTOS SOCIAIS COM OS AMIGOS, DEVO USAR A GUIA? Não para a guia de trabalho (caso de médiuns). Para as guias de proteção poderá ser utilizada como de costume. Não é aconselhável entregar a guia para outra pessoa cuidar enquanto faz alguma atividade.

Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)

Quais os tipos de miçangas?

  • Rocaille. Estas são as mais comuns. ...
  • Delica. A delica se assemelha bastante com a rocaille, no entanto, o que as difere é que as delicas são mais cilíndricas, possuem paredes mais finas, e, consequentemente, furos um pouco maiores.
  • Canutilho ou corneta. ...
  • Charlotte. ...
  • Quadrada. ...
  • Hexagonal.

O preto implica idade e sabedoria. O amarelo significa classe alta e o dourado indica uma vida longa. As miçangas também podem transmitir identidade e significado cultural, como se uma mulher é casada ou se um homem é um guerreiro ou um ancião.

Confira detalhes de cinco opções famosas de amuleto da sorte: Cristais de proteção. Olho grego ou turco. Ferradura.
...

  • 1 – Cristais de proteção. (Fonte: Pixabay) ...
  • 2 – Olho grego ou turco. (Fonte: Pixabay) ...
  • 3 – Ferradura. (Fonte: Pixabay) ...
  • 4 – Elefante. (Fonte: Pixabay) ...
  • 5 – Trevo de quatro folhas. (Foto: Pixabay)

Significa que elas absorvem os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo os médiuns contra influências ruins durante o trabalho.

Tipos. Iã ou Inhã - ao abiã, só é permitido o uso de fio de contas simples, de um fio só: um na cor branco-leitoso, que corresponde a Oxalá, Lembá ou Lissa, de acordo com a nação; e um na cor do orixá da pessoa, quando já tenha sido identificado. Dessa forma, pode-se saber que a pessoa é um abiã e qual é seu orixá.