O que significa o código da doença R52?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A CID R52 indica “dor não referida a qualquer órgão ou região do corpo em particular”, segundo consta no DATASUS. Esta CID exclui: Cefaleia (R51) Cólica renal (N23).

Dor aguda.
A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. É mais um sintoma de que o corpo está sendo ferido de alguma forma. Essa dor geralmente desaparece com a cicatrização do ferimento.

Dor crônica é aquela que persiste ou recorre por > de 3 meses, persiste por > de 1 mês após a resolução de uma lesão tecidual aguda ou acompanha uma lesão que não se cura. As causas incluem doenças crônicas (p. ex., câncer, artrite, diabetes), lesões (p.

As dores agudas seguem essa linha, são repentinas e bastante intensas. Geralmente, elas ocorrem após algum trauma, acidente ou em decorrência de intervenções cirúrgicas e outros procedimentos. As dores agudas são como respostas do corpo às intercorrências e podem durar horas, dias e até semanas.

De forma geral, existem dois tipos de dor: aguda e crônica, sendo a principal diferença o tempo de evolução dos sintomas. A dor aguda possui um quadro com duração de até 30 dias; enquanto a dor crônica tem um panorama de apresentação de mais de três meses.

Diante da apresentação de atestado médico com os CID 10 Z. 76.5 e 2.02.7, a empresa poderá aplicar punições ao empregado, podendo tais punições serem da mais brandas, como a advertência, até punições mais severas, como a demissão do empregado por justa causa.

O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.

Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos.

A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.

Tipos de dor oncológica

  • Dor aguda. Geralmente a dor aguda costuma ser muito intensa, no entanto não dura por tanto tempo. ...
  • Dor crônica. Pode variar entre as formas leve e severa e costumam durar por longos períodos ou até mesmo serem persistentes. ...
  • Dor disruptiva.

Isso quer dizer que aposentadoria por dor crônica é sim possível, já que comprova que o segurado não consegue trabalhar em outras funções. É claro que isso pode variar muito de acordo com cada caso.

As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".

CID 10

R52Dor não classificada em outra parte
R52.0Dor aguda
R52.1Dor crônica intratável
R52.2Outra dor crônica
R52.9Dor não especificada

Doenças Agudas e Imunopreviníveis

  • INFLUENZA. A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. ...
  • MENINGITES. ...
  • PARALISIA FLÁCIDA AGUDA - PFA/POLIOMIELITE. ...
  • RUBÉOLA. ...
  • SARAMPO. ...
  • TÉTANO ACIDENTAL.

Doença aguda é caracterizada por inicio súbito de evolução rápida e curta duração, já doença crônica apresenta uma progressão lenta e duração prolongada. Um exemplo de doença aguda são as amigdalites, e de doença crônica a hipertensão arterial.

A dor crônica pode ocorrer em diferentes partes do corpo em pessoas diferentes. Por exemplo, pode ocorrer nas costas de uma pessoa e nas pontas dos dedos em outra. Além disso, a sensação de dor pode ser diferente. Por exemplo, a dor pode parecer ser latejante, lancinante, em ardência ou como agulhadas.