O que significa o cigarro no mundo espiritual?

Perguntado por: npacheco9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Dentro das tradições xamânicas, o tabaco representa o totem vegetal da direção leste, do elemento fogo. E, como tudo que é fogo, é ambíguo. Pode elevar, transmutar ou pode destruir. Quando é utilizado espiritualmente, traz purificação, centramento, transforma energias negativas em positivas, serve como mensageiro.

Prandi diz que a fumaça dos charutos é uma herança indígena usada nos rituais de cura para canalizar energia e fluidos na limpeza espiritual.

O cansaço excessivo sentido por quem fuma pode ser explicado pela alta concentração de monóxido de carbono na circulação sanguínea, que acaba disputando espaço com o oxigênio para a formação de ligações com a hemoglobina. Com a baixa concentração de oxigênio no sangue, o fumante sente a fadiga de forma mais intensa.

É óbvio que os pretos-velhos, caboclos, marinheiros, baianos, Exús e todos os outros espíritos de lei que trabalham na Umbanda não bebem ou fumam porque gostam, porque eles têm algum apego a esse isso.

Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central que modificam o estado emocional e comportamental do fumante. É exatamente por isso que ela é a responsável pela dependência química.

Além das funções vitais de respiração, pressão arterial, circulação, resistência física, etc. Há um dos maiores benefícios que é a diminuição do risco de se adquirir câncer em diversos órgãos do corpo, como o pulmão, a laringe, faringe, esôfago, o pâncreas, os rins, a bexiga, a boca e o colo do útero.

Em cima de cada vela, coloque um cravo-da-índia e as acenda. No meio deste arranjo, posicione uma tigela de metal. Dentro da tigela você vai colocar os dois cigarros amarrados por um barbante. Antes, não esqueça de escrever o nome do casal, um em cada cigarro.

Sua vida era viver à noite, a alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos. Bebem de tudo, da cachaça ao uísque, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto.

Gosta de vermelho, preto e amarelo, bebe champanhe sem álcool e fuma cigarrilha.

1 – Cheiro de cigarro
Muito provável que odores de tabaco sejam provenientes de desencarnados que fumaram durante boa parte da encarnação e ainda sentem falta do tabaco. São espíritos que podem experimentar grande sofrimento e angústia por sua dependência, que ainda persiste até hoje.

A sensação imediata de relaxamento após fumar é causada pela nicotina. Ela ativa a dopamina, que atua nos centros de prazer do cérebro. Em compensação, a nicotina também atrapalha a liberação da melatonina – hormônio fundamental para o sono – e favorece a adrenalina, que é estimulante.

Os múltiplos efeitos positivos reforçadores da nicotina como melhoria do estado de humor, diminuição da ansiedade; aumento de concentração, pensamento e aprendizagem (Lopes & cols., 2002) têm a capacidade de auxiliar, pelo menos momentaneamente, as pessoas com transtornos mentais.

A resposta aos componentes do cigarro é cerebral. — Os neurônios são estimulados a liberar dopamina para o núcleo accumbens, parte do cérebro relacionada à sensação de prazer, bem como à impulsividade e ao comportamento maternal.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Espírito que faz a pessoa beber, existe? Sim, existe, e esses espíritos, normalmente, foram viciados nas últimas existências. Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo.

Na extremidade que corresponde ao filtro, o usuário pode tragar essa fumaça. No pólo oposto, acende-se uma luz do tipo LED sempre que o vaporizador é ativado. A concentração de nicotina presente nesses reservatórios do e-cigarro costuma ser bem maior que aquela encontrada nos cigarros convencionais.