O que significa o Cid Zoo?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

CID Z00 é um código para consulta médica. Muitas vezes, é usado em atestados médicos para informar que o paciente passou por um exame médico no horário indicado. Isso acontece porque algumas empresas não aceitam comprovantes de comparecimento a consultas. É direito do paciente solicitar um atestado.

CID A09 é o código para Diarreia e Gastroenterite de Origem Infecciosa Presumível, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Colocar a CID (Classificação Internacional de Doenças) no atestado médico é permitido em apenas três situações: Justa Causa, exercício de dever legal e solicitação do próprio paciente ou de seu representante legal, sob pena de quebra do sigilo médico.

CID Z00 – Exame geral e investigação de pessoas sem queixas ou diagnóstico relatado. CID Z00 é o código para Exame geral e investigação de pessoas sem queixas ou diagnóstico relatado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

São possíveis 3 formas de consultas à CID-10: em formato Help para Windows, em formato HTML (pelo navegador da Internet) e por um programa de pesquisa por termos – PESQCID. Os dois primeiros têm conteúdo idêntico, variando apenas o software de apresentação.

Informações sobre o CID N700
A categoria N700 refere-se a salpingite e ooforite agudas e faz parte do grupo entre N70 e N77 e do Capítulo XIV do livro CID 10.

CID 10: Z765 CID
O código é Z765, a descrição é pessoa fingindo ser doente [simulação consciente], classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são Z765 não há nenhum.

297 a 302: Pena – a cominada à falsificação ou à alteração”. Se o atestado não é falso, mas o trabalhador o adulterou, por exemplo, para aumentar o número de dias recomendados para o seu afastamento, comete outro tipo de crime. O problema deixa de ser falsidade ideológica e passa a ser falsidade material.

É claro que para a menção do CID, é necessário que o paciente conceda autorização, segundo resolução do Conselho Federal de Medicina. No entanto, para fins trabalhistas não basta ter a doença ou ter surgido a doença, é necessário que ela seja incapacitante, pois do contrário não será considerada falta justificada.

Este CID possui seis subcategorias: CID F32.0: Episódio depressivo leve. CID F32.1: Episódio depressivo moderado. CID F32.2: Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº1. 8.19 que determina que a CID não deve constar em atestados médicos. Por isso, o diagnóstico da doença e o número que ele representa perante a Classificação Global só devem ser inseridos no documento caso o paciente peça.

Espera-se que neste prazo seja possível estabelecer-se um diagnóstico definitivo e na confirmação de infecção pelo Coronavírus, estende-se o afastamento por até mais sete dias, já com o CID B34.

CID Z76.3 no atestado médico
Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

O período pode variar de acordo com o causador da doença, a região afetada e o estado de saúde do paciente. Porém, é importante destacar que não costuma passar de um total de 10 dias para a recuperação total, na média dos casos.

O paciente tem direito à privacidade e cabe exclusivamente a ele autorizar, na própria folha do atestado, a inclusão da Classificação Internacional de Doenças (CID). Nesse caso, o médico deve acatar a solicitação e registrar no prontuário.

Em termos legais, a empresa pode recusar um atestado médico quando desconfiar da veracidade do documento ou da aptidão do funcionário para exercer as suas atividades.

Continuar lendo O que é o CID Zoo?