O que significa o Cid Z34?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

CID Z34 – Supervisão de gravidez normal (sem risco de intercorrências) CID Z34 é o código para Supervisão de gravidez normal, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

A categoria Z340 refere-se a supervisão de primeira gravidez normal e faz parte do grupo entre Z30 e Z39 e do Capítulo XXI do livro CID 10.

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

O80 - Parto único espontâneo.

Como devo solicitar? Você sempre deve informar a empresa em que está trabalhando sobre a questão da gravidez e informar sobre os riscos a sua saúde e a do bebê. A partir do 16º, o INSS é obrigado a pagar o período de afastamento caso sua gravidez seja de alto risco ou no caso da aeronauta.

CID 10 - O45 - Descolamento prematuro da placenta [abruptio placentae] - iClinic.

Para exemplificar, podemos elencar: hipertensão prévia; aumento de peso expressivo na gestação; passado de prematuridade; perdas gestacionais recorrentes; passado de diabetes melito e diabetes gestacional; múltiplas cirurgias anteriores; óbito fetal com gestação avançada de causa não especificada em gravidez prévia; ...

O que muitos pacientes não sabem é que existe um CID, o Z76. 5, que informa que a pessoa está, de forma consciente, fingindo ser doente.

A gestante deverá apresentar atestado médico à empresa e, após os 15 primeiros dias de afastamento, deve dar entrada no pedido de benefício junto ao INSS. Esse período de afastamento por auxílio-doença não entra na conta da licença-maternidade.

4 é o código para Outras dores abdominais e as não especificadas, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças.

CID R11: o que significa? O CID R11 – Náusea e vômitos representa uma condição causada por problemas estomacais. Quando uma indisposição (enjoo) é acompanhada de uma contração que força o conteúdo do estômago até o esôfago, de onde é expelido pela boca. Por vezes, também há dor na barriga.

Entenda as leis e aplicações da CID em atestado médico
O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº1. 8.19 que determina que a CID não deve constar em atestados médicos.

A Classificação Internacional de Doenças (CID) é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo e contém cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte.

Os médicos não devem inserir o CID no atestado, salvo por pedido expresso de seu paciente ou de seu representante legal. Caso contrário, atentariam contra a privacidade da pessoa, o que sujeita o profissional à reparação devida.

120 dias

Licença-maternidade são quantos meses? O período de afastamento das mães é de 120 dias, totalizando 4 meses. Ele tem início com a apresentação de atestado médico ou, no caso de mães ou bebês que passam por internação de mais de duas semanas, o início da licença se dá após a alta.

Procure se manter calma e relaxada para ajudar na evolução do seu trabalho de parto e das contrações. Faça o que for melhor para ficar tranquila. Tome banho morno para aliviar o desconforto e faça atividades, como andar, agachar, para que se possa tornar o trabalho de parto ativo.

O valor é igual à remuneração integral da funcionária no momento do afastamento. Ou seja, ela continuará ganhando o mesmo salário durante a licença-maternidade – e não pode ser demitida. Se por acaso a mulher não receber um valor fixo, o valor será a média das últimas seis remunerações.

Desde maio de 2021, quando passou a vigorar, a Lei nº 14.151 obriga o afastamento de funcionárias grávidas da atividade presencial enquanto durar o estado de emergência de saúde pública em decorrência da pandemia de Covid-19, sem qualquer prejuízo à remuneração da trabalhadora.

Gestantes deverão ter em mente o seguinte:
Transportar regularmente cargas de cinco quilos ou, ocasionalmente, de dez quilos, também deve ser evitado. Além disso, trabalhar 8,5 horas por dia ou 90 horas em duas semanas não deve ser excedido.

As causas podem ser uma resposta do organismo da gestante e fatores externos como acidentes e até exercícios de alto impacto não adequados. Mas a maioria dos casos de descolamento da placenta, especialmente os relacionados ao organismo da gestante, acontecem no fim do terceiro trimestre de gravidez.