O que significa o CID R48 0?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 19 de maio de 2023
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R48 - Dislexia e outras disfunções simbólicas, não classificadas em outra parte.

F819 - Transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares.

Nova lei prevê assistência integral a aluno com transtorno de aprendizagem, como dislexia e TDAH.

Os testes de dislexia avaliam como a criança recebe e processa as informações e o que faz com elas. Os testes determinam se uma criança aprende melhor por informações auditivas, visuais ou cinestésicas.

Segundo a Dra Maristela, os problemas neurológicos mais comuns entre crianças e adolescentes na escola são: dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), déficit de processamento auditivo (DPA) e as chamadas discalculias – que interferem na capacidade de calcular e no raciocínio lógico da criança.

Para chegar ao diagnóstico de transtorno de aprendizagem, a criança precisa ser submetida a uma avaliação completa com psicólogos, médicos especialistas em desenvolvimento cognitivo e, também, com educadores da área.

Para identificar os transtornos de aprendizagem é preciso que o paciente seja submetido a uma avaliação multidisciplinar (neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e outros).

De acordo com as subdivisões, o TEA (6A02), na CID 11, é classificado como: 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional.

12.796 (BRASIL, 2013) para Altas habilidades ou superdotação.

Quando a letra é ilegível e/ou a criança escreve muito devagar por uma questão motora, falamos em disgrafia. Muitas pessoas acham que se trata de 'letra feia', mas não é: se a letra for feia, mas legível, e a criança escrever rápido, tudo bem, é uma característica.

Como já falamos, o CID F84 se refere aos Transtornos Globais do Desenvolvimento. Esta categoria dentro do manual da Classificação Internacional de Doenças e Transtornos Mentais foi definida para incluir diversos transtornos e condições cujos sinais e sintomas eram semelhantes.

CID F84: o que significa? CID F84 – Transtornos globais do desenvolvimento engloba a condição oficialmente denominada Transtorno do Espectro Autista (TEA).

F84 - Transtornos globais do desenvolvimento.

O laudo poderá ser fornecido por qualquer profissional da saúde (Psicólogo ou Fonoaudiólogo), no entanto várias instituições exigem que o laudo seja assinado por médico (em geral Neurologista, Neuropediatra ou Pediatra), o que traz mais esse profissional para a equipe multidisciplinar.

Dislexia: distúrbio não impede sucesso profissional.

Para o diagnóstico de qualquer transtorno de aprendizagem (incluindo a dislexia), o melhor é uma avaliação multidisciplinar, com neuropsicólogo, fonoaudiólogo (que trabalhe com aprendizagem), neurologista e psicopedagogo.

Apesar de não ter cura, a dislexia tem tratamento e envolve o acompanhamento com um fonoaudiólogo para tratar questões da fala e também com psicólogo para que a criança ou o adulto possa aprender a lidar com as emoções, normalmente abaladas com as dificuldades apresentadas.

Lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar e troca de letras com sons ou grafias parecidas são alguns sinais de dislexia.

“A dislexia é caracterizada por dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras e números e problemas de memorização.