O que significa o CID N46?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Infertilidade masculina (N46)

Infertilidade masculina tem cura? Sim. Em algumas das causas e para as demais, existe sempre a chance de usarmos as técnicas de reprodução assistida.

O espermograma é um exame laboratorial capaz de analisar a fertilidade masculina, avaliando a composição do sêmen e as condições físicas de cada paciente em sua individualidade.

O valor ideal é 15 milhões de espermatozoides por ml ou 39 milhões de espermatozoides totais. Quando há menos que isso, temos um quadro de oligozoospermia. Valores muito baixos, ou seja, menor que 5 milhões por ml, podem significar algum problema hormonal ou genético.

Proviron

Proviron® (mesterolona) aumenta o número e melhora a qualidade dos espermatozoides e do sêmen, o que aumenta a fertilidade masculina. É apresentado em comprimidos de 25 mg e a forma de uso e a duração do tratamento devem ser determinados por um médico de família ou urologista.

Os exames básicos para avaliação do homem infértil são: espermograma, exames gerais, hormonais, ultrassom e genéticos. Esses exames poderão detectar infecções, problemas nas glândulas sexuais acessórias e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), dependendo da avaliação clínica.

Tratamento hormonal
A terapia de reposição hormonal para infertilidade masculina geralmente consiste na administração de medicamentos hormonais para estimular o aumento da produção de testosterona ou a inibição dos receptores de estrogênio.

O esperma masculino pode se apresentar de duas formas: viscoso ou mais grosso. Mas é na forma viscosa que os espermatozoides estão em melhores condições de se locomoverem no interior do útero até o óvulo. O esperma mais grosso dificulta o deslocamento diminuindo as chances da chegada e fecundação do óvulo.

O ultrassom transvaginal também é útil no rastreamento da ovulação. O exame avalia se a mulher está ovulando corretamente durante o ciclo menstrual, para atestar ou descartar a infertilidade por este motivo. Também ajuda a monitorar a indução da ovulação, para mulheres que estão em tratamento para engravidar.

4 é o código para Exame ginecológico (geral) (de rotina), conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Causas da infertilidade em mulheres
Os principais fatores dessa condição são ovários policísticos, alterações de tireoide, alterações da prolactina, uso de medicamentos e até falência ovariana precoce.

urologista

O primeiro passo é o homem ser avaliado por um urologista e a mulher pelo ginecologista. É importante lembrar que a infertilidade é conjugal e o fato de encontramos um problema na mulher não inviabiliza que o parceiro também possa ter um problema relevante.

Para fazer o espermograma caseiro é necessário que se colha o material da ejaculação por via de masturbação e a deposite em um recipiente com tampa. Pode-se usar o material com até 5 horas da ejaculação em condições favoráveis, sem contato direto com o ar. Este poderia danificar a qualidade do material a ser analisado.

urologista

O médico responsável por tratar da infertilidade masculina é o urologista. Dessa forma, é necessária a realização da residência médica na área.

A comprovação biológica de infertilidade masculina pelo espermograma só é possível nos casos de ausência completa de espermatozoides ou na ausência completa de motilidade dos espermatozoides.

Logo, não é possível dizer, com precisão, qual a quantidade de espermatozoide para engravidar. Isso porque a diminuição do número da contagem no sêmen não anula as chances de uma gravidez, mas quanto menor o volume de líquido seminal, mais difícil é engravidar naturalmente.

Quando o espermograma não mostra espermatozóides, como no caso de Cláudio, se dá o nome de azoospermia. Esta condição pode ocorrer porque os testículos não recebem hormônios suficientes para estimular a produção, situação bastante rara.

A vitamina C e vitamina E têm sido sugeridos para melhorar a saúde do esperma. Outros suplementos como Arginina, Citrulina, Acetilcisteima, Picnogenol, Zinco, Selênio, Coenzima Q10 podem ser úteis na melhora da qualidade do sêmen.