O que significa o CID N39?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A CID N39 – Outros transtornos do trato urinário é caracterizada pela presença de agente infeccioso na urina em volume acima de 100 mil unidades formadoras de colônias bacterianas por mililitro de urina (ufc/ml). É assim que define a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Definição: Inflamação da BEXIGA URINÁRIA por causas bacterianas ou não bacterianas. Geralmente a cistite está associada com micção dolorosa (disúria), frequencia aumentada, urgência e dor suprapúbica.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Risco de Justa causa
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia. Portanto, não se trata de código de uma patologia a ser investigada.

Infecções do trato urinário são tratadas com antibióticos. Uma boa hidratação ajuda a expulsar as bactérias para fora da bexiga. Em casos de pielonefrite (infecção dos rins), repouso é recomendado. Se a causa subjacente é uma malformação do trato urinário ou obstrução da bexiga, poderá ser necessária terapia adicional.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Nesse caso, pode haver perda ou escapes de urina em portadores da incontinência urinária de esforço. A prática de atividades físicas é importante e até recomendada para fortalecer o assoalho pélvico e melhorar o quadro de pacientes com incontinência. Não deixe de se exercitar.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas. Neste exame, a urina é inoculada em meio de cultura.

O diagnóstico da infecção do trato urinário é realizado pela avaliação clínica do médico e pelos exames laboratoriais de EAS, que podem indicar a presença da infecção, e, principalmente, pela urocultura, considerada padrão-ouro.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

Vamos à lista:

  • Abacaxi. Possui ação anti-inflamatória, combatendo assim a infecção urinária.
  • Uvas vermelhas. São diuréticas e reduzem a inflamação, por serem ricas em antioxidantes.
  • Mirtilos. Quando o assunto é infecção urinária, sem dúvidas os mirtilos são uma das frutas mais úteis. ...
  • Laranjas e limões.

O que muitos pacientes não sabem é que existe um CID, o Z76. 5, que informa que a pessoa está, de forma consciente, fingindo ser doente.

Não é de hoje que alguns empregados agem de má-fé, e possuem o intuito de obter atestado médico para faltar ao trabalho, mas tal situação pode gerar implicações ao trabalhador. O que muitos não sabem, é que diante desta situação o médico pode fornecer um atestado médico, e informar no documento o CID 10 Z76. 5.

Entenda as leis e aplicações da CID em atestado médico
O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº1. 8.19 que determina que a CID não deve constar em atestados médicos.

O CID Z34 indica Supervisão de gravidez normal. Ou seja, há acompanhamento médico a uma gestante que não possui condição médica que acarrete no risco de intercorrências tanto para ela quanto para o feto. Este CID possui três subcategorias: Z34.