O que significa o CID M654?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

4: Tenossinovite estilóide radial [de Quervain]

É uma inflamação que acontece com os tendões do 1º compartimento extensor: abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar, sob o retináculo extensor, no estilóide do rádio. Quando acontece: sempre que o paciente faz força com o polegar em abdução (aberto) ou com o punho em flexão.

A mera distensão líquida da bainha, sem espessamento parietal ou modificação tendínea associada, é descrita como manifestação de sinovite. No decorrer deste artigo, o termo tenossinovite será empregado de forma liberal, para descrever a síndrome clínica, e não o diagnóstico anatomopatológico.

A incapacidade para o trabalho por sinovite e tenossinovite apresenta associação tanto da prevalência quanto da duração com o ramo de atividade, sexo, idade e espécie de benefício (previdenciário/acidentário).

Tenossinovite é a tendinite com inflamação do revestimento da bainha do tendão. Os sintomas normalmente incluem dor com movimento e sensibilidade à palpação. Deterioração ou inflamação crônica do tendão ou da bainha do tendão pode causar cicatrizes que restringem o movimento.

É possível o recebimento de aposentadoria por invalidez em casos de tendinite, uma vez que a doença pode ser permanente, irreversível e fique comprovado que a pessoa não possui mais condições de exercer sua capacidade de trabalho.

A Tenossinovite de Quervain é um processo inflamatório dos tendões da base do polegar. Diferente das outras tendinites do punho, conhecidas por LER (lesões por esforço de repetição), nesse caso existe uma causa específica, não causada pelo esforço contínuo, porém o esforço exagerado pode piorar a dor.

Para o diagnóstico e tratamento da tendinite o médico reumatologista é o mais indicado.

Se você possui tendinite ou conhece alguém que enfrenta essa batalha, o auxílio-acidente, o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez podem ser concedidos pelo INSS.

Tratamento de tendinite e tenossinovite

  1. Repouso ou imobilização, calor ou frio, seguido por exercícios.
  2. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
  3. Às vezes, injeções de corticosteroides.

A sinovite é uma inflamação ou proliferação da membrana sinovial, uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste a parte mais interna das articulações e produz líquido sinovial, que tem como principal tarefa a lubrificação. Neste artigo conheceremos mais a sinovite, quais suas causas, sintomas e formas de tratamento.

Sinovite no quadril pode indicar Doença de Perthes
É necessário ficar atento aos casos de sinovite no quadril. Quando ocorre nesta articulação, a inflamação pode ser um estágio inicial da Doença de Perthes, uma patologia de caráter degenerativo e com potencial para causar danos graves.

A tenossinovite é a tendinite acompanhada por uma inflamação da cobertura protetora sobre o tendão (bainha do tendão). Nem sempre se conhece a causa. Os tendões ficam doloridos, especialmente quando são movimentados, e algumas vezes inchados.

De acordo com o também ortopedista Lucas Mortati, qualquer esporte pode provocar a tendinite, desde o basquete até a simples caminhada. “Quando o paciente é acometido por tal enfermidade, devemos afastá-lo da atividade desencadeante de seus sintomas.

O ideal é fazer o trabalho de musculação quando a tendinite ainda está no começo, causando pouco impacto na articulação. Mas a maioria das pessoas só pensa em fortalecer o ombro com exercícios quando já a doença está mais adiantada e causando dor.

Paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios (por exemplo, ibuprofeno) Injeção de corticoide no compartimento do tendão (a resposta varia, mas costuma ter bons resultados a longo prazo).

Entre as terapias para tratamento da Tenossinovite de Quervain encontra-se a Fisioterapia com recurso a ultra-som, electroterapia, mobilização articular, alongamentos, massagem, exercícios de fortalecimento e agentes físicos (gelo).

Sim, a tendinite pode dar direito ao afastamento pelo INSS, desde que o trabalhador esteja incapacitado para suas atividades. Essa incapacidade pode ser temporária ou permanente e será isso que irá definir o tipo de benefício que o INSS irá fornecer ao segurado.

Quem tem Tendinite pode ter direito a receber o Auxílio-Acidente de até 50% a mais no salário. A L.E.R (lesão por esforço repetitivo), também conhecida como Tendinite, trata-se de uma doença que tem a sua origem no trabalho. Como o próprio nome sugere, é a inflamação dos tendões provocada pelo movimento repetitivo.