O que significa o Cid m546?

Perguntado por: umello5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

CID M54.6: Dor na coluna torácica.

Segundo a Classificação Internacional de Doenças, o CID M54. 5 é o código para Dor lombar baixa, mais conhecida como lombalgia. Ela acontece na região mais baixa da coluna vertebral, podendo causar dores súbitas e intensas nessa parte das costas.

A dorsalgia pode ser provocada, por exemplo, por condições traumáticas, como uma queda ou um acidente de automóvel, levando a um quadro de dorsalgia aguda. Também pode ser causado por condições degenerativas, como a osteoartrite. Outras causas de dores nas costas incluem má postura, falta de exercício e obesidade.

O portador da CID 10 M51. 1 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado.

CID-10

O auxílio-doença é o benefício que o segurado da Previdência Social recebe, mensalmente, ao ficar incapacitado para o trabalho, por mais de 15 dias, por motivo de doença ou acidente.

No Brasil, a hérnia de disco é uma das doenças da coluna que mais causam afastamento seja por auxílio doença ou por aposentadoria por invalidez.

Não há equivalência entre os termos. O indivíduo acometido por uma lombalgia pode se sentir temporariamente incapacitado para o trabalho. Entretanto, a maioria dos casos tem evolução benigna, especialmente se precocemente tratados. A incapacidade permanente, seja total ou parcial, é exceção.

A aposentadoria por Incapacidade é concedida para a Dorsalgias (dores nas costas) e as Doenças da Coluna tais como lombalgia (dor na altura da lombar) ou cervicalgia (dor na altura da cervical, que são considerados os quadros mais dolorosos que acomete a coluna vertebral.

CID M51.1 é o código para Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Ao longo deste conteúdo, abordo o significado e a conduta médica para casos que recebem esse código.

Não são todas as pessoas com dor nas costas que podem receber algum benefício. Para o INSS, não basta estar doente. É preciso que se comprove que a sua dorsalgia é grave ao ponto de te incapacitar para seu trabalho.

A Radiografia Simples (Raio-X) do segmento ou segmentos (cervical, torácico, lombar) da coluna vertebral acometidos pela dor geralmente é a primeira avaliação complementar solicitada, pois é um método simples, acessível e permite detectar a grande maioria dos problemas, como as alterações degenerativas ( osteófitos, ...

A dorsalgia é a síndrome clínica caracterizada por dor na região torácica posterior. A dor nessa região pode estar relacionada às estruturas ósseas (12 vértebras torácicas), à musculatura, aos tecidos adjacentes e às vísceras intratorácicas ou intra-abdominais.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

8 doenças psiquiátricas que dão direito ao auxílio-doença
F33 – Transtorno depressivo recorrente; F31 – Transtorno afetivo bipolar; F19 – Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas. F43 – “Reações ao”stress”grave e transtornos de adaptação”

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ocasionar o recebimento do auxílio-doença no primeiro momento. Porém, dependendo da gravidade, podem incapacitá-lo de forma permanente.

Disco intervertebral L4-L5.
Este disco fornece funções de amortecimento e absorção de cargas para proteger as vértebras contra o cisalhamento e a compressão umas contra as outras durante os movimentos da coluna vertebral.