O que significa o Cid K 409?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

K409 - Hérnia inguinal unilateral ou não especificada, sem obstrução ou gangrena.

A hérnia inguinal ocorre quando há um defeito na parede abdominal, que favorece a formação de uma abertura na musculatura. Uma pequena porção do intestino ou de gordura, por exemplo, pode extravasar por ali, formando uma protuberância na região da virilha.

Hérnia inguinal encarcerada, estrangulada
A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.

A hérnia inguinal, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode provocar consequências graves para o paciente, como o comprometimento do fluxo sanguíneo na região afetada e até mesmo o risco de necrose.

Em geral, as hérnias inguinais e umbilicais que são sintomáticas e não respondem a mudanças na dieta e no estilo de vida podem ser tratadas com cirurgia. Hérnias incisionais também podem exigir cirurgia, especialmente se causarem sintomas ou risco de complicações.

Para o correto tratamento de uma hérnia é recomendado ao paciente procurar um cirurgião do aparelho digestivo, denominado popularmente como um médico especialista em hérnia, ou cirurgião geral.

O médico especialista responsável pelo tratamento da hérnia inguinal é o cirurgião geral ou o cirurgião especializado em cirurgia do aparelho digestivo.

Entre os sintomas da hérnia encarcerada estão:

  • Fortes dores abdominais no local;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Dificuldade para evacuar e soltar gases.

Portanto, entre o que não se pode fazer quando tem hérnia inguinal está a musculação e qualquer outra atividade física que exerça pressão intra-abdominal, como corrida, levantamento de peso, futebol e outros.

Nesses casos, a dor é mais intensa e o intestino pode até mesmo se romper, o que agrava ainda mais o quadro. O paciente pode piorar rapidamente e, se não tiver tratamento imediatamente, pode ir a óbito em decorrência das complicações e infecções que poderão surgir.

Como é a cirurgia de hérnia inguinal? A cirurgia da hérnia inguinal era classicamente feita através da técnica aberta. Se trata de um corte no local de aproximadamente 6 ou 7 cm em que se coloca o conteúdo da hérnia para dentro do abdome e é fixada uma tela pela frente do musculo para evitar que ela volte a se formar.

Fique atento ao prazo para solicitar o seu auxílio-doença no caso de cirurgia. Depois de operado, o segurado tem até 30 dias para solicitar o benefício ao INSS. Não importa o tipo de cirurgia que você tenha realizado, o prazo é o mesmo: 30 dias.

Demissão de empregado com hérnia inguinal não configura dispensa discriminatória. O Tribunal Superior do Trabalho, através de sua 8ª Turma, absolveu o empregador de pagamento de indenização a empregado portador de hérnia inguinal.

Conforme você pôde perceber, a hérnia inguinal pode ser solucionada a partir de intervenção cirúrgica e, sim, é possível ter uma vida sexual ativa mesmo estando com a doença.

A cirurgia de hérnia inguinal, assim como qualquer intervenção cirúrgica, incide em riscos. Os mais comuns são: infecção, seromas, hematoma, dor e a recorrência ou recidiva da hérnia.