O que significa o Cid j018?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

J018 - Outras Sinusites Agudas.

J180 - Broncopneumonia Não Especificada.

CID significa classificação internacional de doenças. É um sistema de códigos, criado pela OMS, utilizado no mundo todo para padronizar a linguagem entre os médicos, além de monitorar a incidência e a prevalência de cada doença.

O uso do CID Z76. 5 em atestados médicos deve ser feito quando o profissional de saúde constatar que o paciente está fingindo alguma doença para solicitar o documento, com o intuito de não comparecer a algum compromisso.

O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.

A duração média do afastamento médico foi de 11,3 ± 7,4 dias para os pacientes em uso de macrolídeos versus 10,1 ± 5 dias nos pacientes em uso dos outros antibióticos (p=0,84).

Qualquer gripe, crise de sinusite, rinite, ou outras doenças diagnosticadas por um médico e atestadas são motivos para desencadear o presenteísmo desde que o profissional ignore a necessidade da falta justificada e trabalhe mesmo adoecido.

CID J30 é o código da Classificação Internacional de Doenças para Rinite alérgica e vasomotora.

Afastamento recomendado: por 5 dias após o início do tratamento apropriado. Precaução para pacientes internados: precaução padrão e de gotículas por 5 dias após o início do tratamento adequado. Caso não receba o tratamento adequado, o isolamento é por 3 semanas após o início da tosse.

Além disso, a broncopneumonia geralmente é causada por bactérias mais comuns, por isso costuma ser mais branda. Já a pneumonia é mais grave, proveniente de bactérias normalmente mais resistentes.

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Confira, a seguir, os principais códigos padronizados pela CID-10: I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89);

Espera-se que neste prazo seja possível estabelecer-se um diagnóstico definitivo e na confirmação de infecção pelo Coronavírus, estende-se o afastamento por até mais sete dias, já com o CID B34.

Não é de hoje que alguns empregados agem de má-fé, e possuem o intuito de obter atestado médico para faltar ao trabalho, mas tal situação pode gerar implicações ao trabalhador. O que muitos não sabem, é que diante desta situação o médico pode fornecer um atestado médico, e informar no documento o CID 10 Z76. 5.

Os médicos não devem inserir o CID no atestado, salvo por pedido expresso de seu paciente ou de seu representante legal. Caso contrário, atentariam contra a privacidade da pessoa, o que sujeita o profissional à reparação devida.

Neste post apresentaremos 6 doenças que comumente causam o afastamento do trabalhador. Confira!
...
Clique aqui.

  1. Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). ...
  2. Síndrome de Burnout. ...
  3. Dorsalgia. ...
  4. LER. ...
  5. Hérnia de disco. ...
  6. Varizes.

Entre as principais podemos citar:

  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

Como identificar um atestado falso

  1. ser escrito com letra legível;
  2. conter a identificação do paciente por seu nome completo;
  3. trazer informações sobre o tempo de afastamento recomendado;
  4. conter a identificação do médico por meio de sua assinatura, carimbo e registro profissional.

Em termos legais, a empresa pode recusar um atestado médico quando desconfiar da veracidade do documento ou da aptidão do funcionário para exercer as suas atividades.

Estresse e pressão no desenvolvimento das atividades também podem dar direito ao auxílio. Doenças como conjuntivite, catarata, sinusite, pressão alta, rinite e insuficiência renal, se forem contraídas devido ao trabalho, também podem gerar o auxílio.