O que significa o Cid D 25?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

CID D25: o que significa? O CID D25 indica a presença de tumores benignos originados de células musculares lisas do miométrio, denominados leiomiomas, miomas ou fibromas uterinos. A classificação se dá pela localização: Intramurais: se desenvolvem dentro da parede uterina.

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

D259 - Leiomioma do útero, não especificado.

CID F41 é o código para Outros transtornos ansiosos, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Apresento neste artigo o significado e a conduta médica esperada para os casos relacionados. Ao final, falo sobre soluções que podem qualificar a assistência médica nesse tipo de atendimento.

CID Z76.3 no atestado médico
O CID Z76.3 deve ser incluído no atestado médico caso o acompanhante de um paciente solicite o documento. Cabe ressaltar, no entanto, que a lei trabalhista tem limitações para obrigar um empregador a aceitar um atestado com esta especificação.

O tratamento dos miomas submucosos é cirúrgico, com a retirada do nódulo via histeroscópica. Nas pacientes que desejam engravidar, o procedimento cirúrgico precisa ser mais conservador, preservando a arquitetura e a integridade da cavidade uterina.

Mioma submucoso: ele fica dentro do útero e é o mioma mais perigoso à fertilidade, pois pode ocupar a cavidade uterina, onde o embrião se fixa para dar início à gestação, e deformá-la.

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Como já dito, algumas mulheres não apresentam os sintomas da doença, mas dependendo do tamanho, da quantidade de miomas e da localização, é possível apresentar sintomas como sangramento uterino anormal, pressão na bexiga, dor no abdômen, dor lombar, dificuldade para engravidar e dor pélvica com hemorragia.

Tratamento do mioma
No caso de infertilidade, apenas os miomas que se projetam para dentro da cavidade uterina (submucosos) ou os miomas maiores de 4-5 cm de diâmetro devem ser avaliados para uma cirurgia.

CID 10: O822 CID
O código é O822, a descrição é parto por cesariana para histerectomia, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo só deve ser utilizada para o sexo feminino, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são O822 não há nenhum.

O mioma (também conhecido como fibroma ou leiomioma) é um tumor sólido benigno formado por tecido muscular e fibroso. De acordo com a região do útero acometida, existem 4 tipos diferentes de miomas: subserosos, intramurais, submucosos e pendulados.

Não há uma causa específica para o mioma uterino, no entanto, pode estar relacionado com questões hormonais e genéticas.
...
O que é o mioma uterino?

  • genética;
  • início da menstruação em idade precoce;
  • alimentação desequilibrada, com maior ingestão de carnes vermelhas do que vegetais;
  • consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Então, no caso da ansiedade incapacitar o colaborador, a conduta deve ser de afastamento do trabalho. De acordo com as leis trabalhistas, a empresa deve arcar com os 15 primeiros dias dessa ausência. A partir do 16° dia, se o funcionário ainda precisar continuar afastado, ele deverá ser encaminhado ao INSS.

F41.2 Transtorno misto de ansiedade e depressão
Estado em que o sujeito apresenta, ao mesmo tempo, sintomas ansiosos e sintomas depressivos, sem predominância nítida de uns ou de outros, e sem que a intensidade de uns ou de outros seja suficiente para justificar um diagnóstico isolado.

A partir de agora, trabalhadores diagnosticados com ansiedade podem solicitar o auxílio-doença. Esse é um benefício regulamentado pela Lei 8.213/91 e destinado aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).