O que significa o chocalho na macumba?

Perguntado por: rvilela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

O chocalho nos conecta e chama o espírito dos elementos, a firmeza da terra, o movimento do ar, a suavidade da água, a intensidade do fogo.

O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos. Consiste numa cabaça seca e oca com pequenas pedras, caroços ou sementes em seu interior, colocada na extremidade de um bastão, normalmente feito de madeira.

O Maracá (chocalhos xamânicos) é uma parte significativa de rituais indígenas. É um instrumento com poder de limpeza energética e cura. Ter esse objeto em seu ambiente ajuda a manter o corpo em equilíbrio.

Guizo ou Xaorô são anéis providos de guizos utilizados nos tornozelos pelos Iyawos, com uma dupla função, protegê-los de possíveis forças negativas e manter a mãe criadeira informada sobre o movimentos do recém-nascido para o Orisá. Segundo o povo de santo, o xaorô livra o iniciado da morte.

Chocalhos/Ganzás
Os dois fazem parte da família dos chocalhos, mas o “chocalho” que geralmente conhecemos é aquele que tem um cabo para segurar o instrumento.

1) Possivelmente de chinquilho, de “cinco” (originalmente um jogo da malha com cinco paus). Como sua prática era ocasião para risadas e deboches, essa palavra obteve o sentido atual. 2) Do Latim Medieval CLOCCA, “sino”, com origem Celta.

Nada. O barulho é gerado pela bateção e o atrito entre as próprias peças que compõem a extremidade da cauda da cascavel, chamadas guizos. Não há pedras ou bolinhas que se agitem dentro deles – como ocorre com aquele chocalho que você faz na pré-escola com areia e potes de iogurte.

É impossível saber quem foi que teve pela primeira vez, a ideia de usar uma cumbuca para fazer um chocalho ou de bater no casco de uma tartaruga para conseguir algum som. A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical é objeto de debates.

Um pouco de história... Desde o século XVI os chocalhos eram utilizados no Rio de Janeiro pelos índios em festas e cerimônias diversas.

O material usado para fabricação do instrumento é o zinco. Leva-se primeiramente a folha de zinco para o molde, após cortar todas as peças, chega à hora de montar o produto, sem usar solda ou qualquer tipo de cola, apenas dobra-se o material no formato desejado e envolve o mesmo com papéis, geralmente jornais.

“Muita gente pergunta se existe alguma coisa dentro que faça com que esse som seja produzido, assim como os chocalhos de crianças. Na verdade, são as placas de queratina que se sobrepõem umas às outras, e acabam reproduzindo o barulho”, diz Daniela.

Para os indígenas da etnia Fulni-ô, do estado de Pernambuco, o cocar é a conexão do guerreiro com o grande espírito e deve ser utilizado somente pelos homens. Por ser considerado um cocar pessoal, pode ser dado como presente apenas para alguém querido.

DescriçãoSaiba mais informações. O Maraca Peruana é um Instrumento Indígena feito de cabaça, também conhecido como Chocalho. É usado para marcar o ritmo de danças e pode ser usado em diversos outros estilos musicais.

Alivia as dores decorrentes de má postura e esforço repetitivo, tendinite, bursite e outras inflamações localizadas como pernas, joelho, quadris, lombares, ombros e coluna, artrite, artrose, reumatismo, hérnia de disco.

O coração da cobra fica na parte superior de seu corpo, ao lado do esôfago e antes do pulmão funcional. Como todos os outros répteis e mamíferos, as cobras. tem o sistema cardiovascular.

Ela habita os cerrados, regiões áridas e semi-áridas do Nordeste brasileiro, bem como os campos abertos das regiões Sul, Sudeste e Norte.

A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil, a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.