O que significa o Chapéu do bispo?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A mitra é hoje a mais importante e solene touca da Igreja Católica, pois representa o esplendor da santidade encarnada pelo Bispo, a sua dignidade e autoridade.

Os bispos são aqueles que têm o poder de governar. O bispo em seu governo está revestido com a mitra, que é um capacete, que significa plenitude do Espírito Santo”, explicou.

Tiara Papal
Era usada somente em cerimônias solenes. Suas três coroas simbolizam o tríplice poder dos papas: pai dos reis, reitor do mundo e Vigário de Cristo (Fonte: site do Vaticano). O último papa a usá-la foi o beato Paulo VI.

Com a parte recurvada voltada para o povo, ou seja, para a frente, o Bispo usa habitualmente o báculo na procissão, para ouvir a leitura do Evangelho e fazer a homilia, para receber os votos, as promessas ou a profissão da fé; e finalmente para abençoar as pessoas, salvo se tiver de fazer a imposição das mãos.

O Chapéu do Bispo é um pico da serra da Mantiqueira, localizado no distrito de Monte Verde, município de Camanducaia. Situado no Parque Ecológico Verner Grinberg, a uma altitude de 1 955 m e a cerca de 3,5 km da zona urbana, é uma das principais atrações turísticas do distrito.

No judaísmo, os homens usam um kipá na cabeça, uma palavra hebraica cujo significado é “cúpula”. Também podem ser chamado de Solidéu. Na religião católica, o Papa o usa o tempo todo. Ao usá-lo, mostra-se respeito ao criador.

Na Igreja Católica, o solidéu foi adotado inicialmente por razões práticas — manter a parte tonsurada da cabeça aquecida em igrejas frias ou úmidas —, acabando por sobreviver como item tradicional do vestuário clerical com o significado de pertença total a Deus.

Sobre o uso do solidéu pelos distintos membros da hierarquia: Presbíteros, cônegos, monsenhores: Embora o Cerimonial não prescreva, podem por tradição usar o solidéu negro fora da Missa. Todos os antigos manuais de Liturgia são concordes em afirmar que os presbíteros não usam o solidéu na Missa [3];

A função do cajado dos pastores tem óbvias ressonâncias na função actual do bispo: atrair e orientar as ovelhas e atacar e ferir o lobo. Por outras palavras: orientar espiritualmente os fiéis e guardá-los dos perigos. Estas duas funções estão representadas no báculo.

Trataremos aqui das quatro insígnias que atualmente mais representam ao Bispo: o anel, a cruz peitoral, a mitra e o báculo.

Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

A cor do solidéu expressa o lugar que aqueles que podem usá-lo ocupam na hierarquia eclesiástica: o Papa usa solidéu branco; os cardeais, vermelho; os bispos, violáceo; abades e clérigos, preto.

A representação de Jesus como pastor, rodeado de ovelhas, muitas vezes carregando um dos animais, é uma referência à parábola conhecida como "Bom Pastor", encontrada na Bíblia no décimo capítulo do Evangelho de João. Há milhares de ilustrações dessa narrativa desde os primeiros séculos do Cristianismo.

A cor VERMELHA: É sempre sinal do Martírio. Por isso a Liturgia prevê que as celebrações do Domingo de Ramos, Paixão do Senhor, Santos Mártires sejam celebradas de vermelho. Também é sinal do fogo do Espírito Santo, e por isso também é usada a celebração de Pentecostes e nas celebrações do Sacramento da Crisma.

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

BISPO: Na posição inicial, os bispos começam nos cantos do tabuleiro, nas casas c1 e f1 para as brancas e c8 e f8 para as peças pretas. Simbolicamente o bispo evoluiu da figura do arqueiro sobre um elefante.