O que significa o canto do urutau?

Perguntado por: vmedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Lá longe se escuta apenas o urutau ou também conhecido por mãe-da-lua, algo semelhante a “foi, foi, foi....”, canto do pássaro que anuncia o presságio ou aviso da morte. Nome tupi que significa “ave fantasma”, diz a lenda que seria uma bela jovem que perdeu o seu amor, um jovem guerreiro da mesma tribo.

Insetívora e de hábito noturno, a Urutau é chamada por muitos de mãe da lua, pelo seu canto comprido e que se assemelha ao choro de criança.

*A lenda do urutau (ou mãe-da-lua) tem origem entre os indígenas brasileiros. A ave de canto sombrio, que enxerga de olhos fechados e é capaz de passar horas sem se mover, mexe com a imaginação de muita gente e também com a curiosidade dos cientistas, que seguem estudando os hábitos da mãe-da-lua.

Uma das explicações dadas pelos indígenas brasileiros para o canto triste do urutau vem por meio de uma lenda:uma índia fora transformada em ave, o urutau, e canta seus lamentos amorosos todas as noites.

A presença da espécie em áreas urbanas é esperada, mas a frequência de encontros com os urutaus nas cidades tende a ser maior nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, entre os meses de setembro e abril, e há uma explicação para isso.

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”. Há uma crendice na Amazônia de que as penas da cauda do urutau protegeriam a castidade.

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.

Comum em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados, o pássaro está presente em todo território brasileiro, inclusive dentro das cidades em locais mais arborizados, onde sua presença inusitada é frequentemente noticiada pelos jornais.

Receber sua visita significa que algo diferente acontecerá. Em algumas culturas esse animal representa a benevolência de Deus, em outras é visto como um mensageiro da morte e até como caçador de almas-perdidas.

Comum na Amazônia e na região nordeste do Brasil, o urutau-de-asa-branca (Nyctibius leucopterus) se alimenta de insetos noturnos, besouros, mariposas e percevejos.

um grupo de crianças no Panamá que é venerado pela comunidade: são conhecidos como os "Filhos da Lua", ou "Netos do Sol", e têm como missão evitar que a Lua seja devorada... Os índios Guna vivem na província de Guna Yala, no Panamá.

  • Judá
  • Diná
  • Levi
  • Rubem
  • Simeão
  • Issacar

Um canto nas noites escuras nas fazendas do Pantanal chama a atenção de quem ouve pela veemência da lamentação. O urutau, ou “mãe-da-lua”, é um pássaro que carrega muita superstição. Algumas pessoas, por desconhecimento acabam por rejeitá-lo com medo de mau agouro ou má sorte.

Ocorre em florestas, campos e cerrados por todo o País. O urutau (Nyctibius griseus) é conhecido também como mãe-da-lua e kúa-kúa. Em tupi, seu nome remete à “ave fantasma”, devido ao canto noturno.

Biologia e comportamento social: têm hábitos noturnos. É a espécie mais comum da família, podendo ser encontrada em todo o país. Reprodução: a fêmea bota um ovo salpicado, numa cavidade natural do extremo de um tronco de árvore e choca em posição ereta. Macho e fêmea incubam o ovo por cerca de 33 dias.

Dessa maneira, ao desejar criar um urutau é essencial ter autorização para criar e, quem sabe, até comercializar esta ave. Ao criar esta espécie em cativeiro é preciso promover um espaço saudável, limpo e higienizado diariamente.

Como toda ave noturna, o urutau tem o hábito de cantar à noite! Não é á toa que muitos chamam esse animal de “mãe-da-lua”. Porém, durante o dia, ele fica completamente imóvel por longos períodos. Inclusive, por meio de duas fendas na pálpebra de cima dos olhos, ele consegue espiar os arredores mesmo de olhos fechados!

ele é uma ave insetívora em noturna da ordem chamada nyctibiiformes com parente próximo dos curiangos e bacuraus o seu nome científico é nítido e os glúteos. e apesar de ser pouco. visto pelas pessoas urutau é bem comum e de ampla distribuição. no Brasil ele pode ser encontrado em.