O que significa o Brinco de alfinete?

Perguntado por: nassis . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Vale lembrar que o alfinete virou símbolo de aliados das minorias nos Estados Unidos. Após a vitória do republicano Donald Trump na eleição americana, iniciou-se o movimento em solidariedade com as minorias sociais e étnicas: a ideia é usar o item (safety pin ou “alfinete de segurança”) nas roupas.

Os registros mais antigos do acessório datam de 2.500 a.C. 2. Os brincos usados na orelha eram uma prática originalmente masculina. Vários homens aparecem com o acessório em relevos feitos por sumérios, antigos habitantes do Sul da Mesopotâmia, onde hoje ficam o Iraque e o Kuwait.

Gente, os alfinetes são parecidos com agulhas e servem pra prender ou marcar tecidos que precisam de ajustes. Eles são fundamentais pra quem costura, faz trabalhos em patchwork e outros tipos de artesanato com tecidos, fitas, bordados e barrados de renda.

Muita gente diz que existe um padrão para colocar o brinco, na orelha esquerda, ou na direita, e que não pode colocar nas duas, antigamente, havia uma lenda urbana de que o lado do brinco indicava a orientação sexual. Mas isso é uma grande besteira. Pode usar no lado que você preferir. Ou até mesmo nos dois, se quiser.

Antigamente, havia-se um mito sobre o significado do brinco em cada uma das orelhas. Algumas pessoas diziam que o acessório de determinado lado poderia representar algo sobre o gênero do indivíduo ou mesmo revelar os seus antepassados criminais.

Maxi brincos
Além de realçarem a cor dos olhos e da pele, os bons fluidos dessas peças podem atrair olhares, afastando intrigas e a inveja.

O brinco de argola significa riqueza, poder, luxo. Por isso sua imagem é colada com a dos piratas. Eles procuravam exatamente isso e tinham esse acessório como símbolo.

Apesar de ser muito antigo, os brincos continuam se perpetuando como um acessório fundamental, para aqueles que gostam de estar sempre na moda. Nós usamos justamente por isso. Todos possuem um estilo, que é forma de como queremos que o mundo nos enxergue, de passar a nossa impressão.

A tradição de homens usando brincos é muito antiga, remontando a nossa ascendência de tribos indígenas primitivas. Piercings faciais e joias sempre foram usados como ferramentas para modificar os corpos em iniciações e rituais religiosos e culturais.

Os brincos de argolas são peças que chamamos de “atemporal”, ou seja, seu uso não é afetado com o passar do tempo, por isso nunca saem de moda. Além disso, podem ser usadas em inúmeras ocasiões fazendo referência ao bom gosto.

1. Peça metálica com que se prende roupa, pregando-a. 2. Broche de senhora.

Dar uma alfinetada é uma dessas expressões curiosas em português. Ela é usada para descrever uma crítica maliciosa, ou qualquer frase ou expressão com intenção agressiva, irônica ou de provocação feito de modo indireto.

Alfinete é um instrumento em metal com uma ponta aguda e uma cabeça. Outras grafias: alfenete. Em subdialeto oliventino, é chamado de mola ou prisão da roupa.

Joias podem atrapalhar no sono
Um dos maiores riscos de dormir utilizando esses acessórios é o perigo de provocar acidentes. Enquanto dormimos nosso corpo se mexe, de algumas pessoas mais e de outras menos. Esse movimentos podem gerar fraturas caso estejamos com acessórios.

Combina com outros brincos
Aproveitando a tendência dos mix de acessórios, o brinco de cruz pode ser utilizado com outros tipos de brincos e piercings. Invista em uma combinação do tradicional modelo com argolinha com um piercing no Tragus para criar um visual despojado e jovem.