O que significa o bordão inshalá?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Realmente, o Inshalá, que significa "Se Deus quiser", foi algo muito marcante na minha vida, porque foi o bordão de uma personagem que me mostrou para o mundo.

Oxalá é um dos orixás mais importantes das religiões afro-brasileiras, o candomblé e a umbanda. Trata-se de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da natureza e personifica o céu.

Em Nome de Deus tudo deve ser feito, seja na hora da alimentação, do trabalho, do estudo, assim como, a expressão InshAllah (Se Deus quiser) marca claramente que a pessoa fará o que pretende se isto for desejo de Deus.

Confira as melhores abaixo:

  • “Insh'Allah!”
  • “Cada mergulho é um flash!”
  • “Cansei de ser pisada como um tapetinho!”
  • “Joguei a vida no vento...”
  • “Vocês vão arder no mármore do inferno!”

Inshallah, muito ouro!

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo.

Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. Aliás, em iorubá, grupo étnico-linguístico da África Ocidental, Ogum significa guerra.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Ayuni vem do árabe e significa “meus olhos, algo bonito de se ver”.

O Marsala, cujo nome é derivado da expressão árabe Marsah-el-Allah, que significa “Portão de Deus”, além de ser um clássico siciliano, é um dos grandes vinhos fortificados do mundo.

Quando alguém faz a saudação “salamaleico”, a resposta esperada em árabe deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam. Essa resposta, em português, significa "que a paz de Deus esteja sobre vós também".

Habib também é utilizado por casais, para chamar o companheiro ou companheira de "amor", "meu amor", e outros apelidos carinhosos.

Isso porque elas devem se prostrar sem constrangimentos de que alguém as observe, garantindo liberdade a elas, que devem estar cobertas dos pés à cabeça, com o hijab, deixando a mostra apenas o rosto e as mãos. A prática também consiste em um ciclo de posições: em pé, curvado, de joelhos, prostrado e sentado.

Dalton Vigh como Said em O Clone; ator usou detalhe primordial que conquistou as ruas. Said de O Clone, Dalton Vigh revela o segredo que faz o público da novela abraçar tanto o vilão: o sacrifício pela mulher amada.

Quem nunca escutou ao andar pelas ruas alguém falar: "não é brinquedo não!" . Eternizada por Dona Jura (Solange Couto), de O Clone, a frase ganhou espaço na novela e quase sempre a personagem soltava essa pérola.

Em 2001, para gravar os primeiros capítulos de O Clone, a Globo enviou equipes que trabalharam durante 40 dias em cinco diferentes cidades do Marrocos.

Designação de Deus na religião muçulmana.

Como locações, foram escolhidas as ruínas da kasbah Ait Ben Hadou, em Ouarzazate; o mercado de camelos de Marrakech; a cisterna portuguesa de El Jadida; e a medina de Fez, cidade do século VIII, que serviu de referência para a construção da cidade cenográfica marroquina no Projac.