O que significa o Bimodalismo?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O Bimodalismo é definido por Botelho (1998) como português sinalizado e uso de fala e sinais de forma concomitante. A menção sobre bimodalismo pela autora aparece primeiramente ligada à filosofia educacional conhecida como comunicação total, que che- gou ao Brasil nos anos 80.

A Comunicação Total trabalha simultaneamente com a língua oral e a sinalizada de- nominando essa forma comunicativa de bimodalismo, um dos recursos utilizados por essa Filosofia no processo de aquisição da linguagem pela criança e na facilitação da comunicação entre surdos e ouvintes, acredita-se que essa forma de ...

O bilinguismo, tal como entendemos, é mais do que o uso de duas línguas. É uma filosofia educacional que implica em profundas mudanças em todo o sistema educacional para surdos. A educação bilíngue consiste, em primeiro lugar, na aquisição da língua de sinais, sua língua materna.

O bimodalismo ou português sinalizado é o uso simultâneo de fala e de sinais, em que ocorre a introdução de elementos gramaticais de uma língua na outra.

No primeiro sinal, o movimento se faz para frente, em um arco (como se colocássemos uma fita num vídeo cassete). Já no segundo sinal, o movimento se faz de forma alternada com as duas mãos, para frente e para trás.

Assim, após a verificação histórica, pode-se dividir a educação dos surdos em três fases, quais sejam: a revelação cultural, o isolamento cultural e o despertar cultural.

São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

Em 1970 a senhora Ivete Vasconcelos, educadora de surdos visita a Universidade Gallaudet. Com seu retorno ao Brasil, implanta a filosofia da Comunicação Total. Dez anos após, com os estudos sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS surge uma nova filosofia: O Bilingüismo.

DE ACORDO COM BOTELHO (2005), A PRATICA DO BIMODALISMO COMO PARTE DA COMUNICAÇÃO TOTAL PODE SER A CONSEQUÊNCIA DE UM OUVINTE INDISPOSTO A APRENDER UMA LÍNGUA DIFERENTE DA SUA, QUE APESAR DO USO DOS SINAIS, LISONJEIA A ORALIDADE.

Contudo, há quem seja rígido sobre o bilinguismo, já que só caracterizam como bilíngue quem tem domínio completo sobre dois idiomas, sem que a língua nativa interfira na língua estrangeira. Também é possível encontrar pessoas que defendam que o bilíngue é aquele que tem a fluência total de dois idiomas.

O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. Esta linha teórica defende que o aprendizado da Língua sinalizada deve preceder o da Língua Portuguesa, utilizada na comunidade a qual o surdo pertence.

O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.

O bilinguismo no Brasil é definido pelo seu domínio sobre os dois idiomas que você fala. Falar um idioma não significa saber os pormenores, os nomes das regras e tudo mais o tempo todo. Basta conseguir captar qualquer mensagem e transmitir o que você deseja dizer sem dificuldades.

Os tipos de bilinguismo vai depender do momento de aquisição do idioma. São quatro os tipos de aquisição bilíngue, e podemos classificá-los em: bilinguismo simultâneo ou concomitante; consecutivo; infantil ou tardio.

A primeira é o bilinguismo simultâneo, quando alguém aprende os dois idiomas ao mesmo tempo. Isso é comum, por exemplo, para pessoas com pai e mãe que falam línguas diferentes ou para famílias de um país que têm filhos em outro.

O Oralismo, a Comunicação total e o Bilinguismo são as abordagens de ensino que mais influenciaram e ainda influência a concepção sobre o sujeito surdo, a língua de sinais e a cultura surda. Na abordagem oralista o foco era fazer os estudantes a oralizar, tornando-os parecidos com os ouvintes.

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. Com características próprias quanto à concepção do sujeito surdo, a surdez, a língua de sinais, a cultura, entre outros.

São três os principais tipos de movimentos das placas tectônicas: convergente, divergente e transformante.

Assim, os principais Parâmetros da Língua de Sinais são: a Configuração da Mão, o Movimento, as Expressões Faciais, a Orientação da Mão e o Ponto de Articulação.

O alfabeto manual em Libras, ou datilologia, é uma ferramenta da Língua de Sinais que serve como base para esta língua, assim como o abecedário é para o português e outras línguas faladas.

No decorrer dos tempos, várias metodologias foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.