O que significa o Auto da Compadecida?

Perguntado por: ncunha8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

“Auto da Compadecida”, peça teatral de Ariano Suassuna, é um auto (peça de apenas um ato) que consubstancia a tradição do teatro medieval português ao contexto social e histórico do nordeste brasileiro.

Recebeu o nome de “Auto da Compadecida” devido a obra misturar cultura popular e tradição religiosa. E por apresentar traços do barroco católico brasileiro. Para a Igreja Católica uma das características de Maria, Mãe de Jesus é se compadecer dos fiéis. E "auto" é uma composição do teatro.

Dentro desse contexto, João Grilo é a figura que representa os pobres oprimidos, é o homem do povo, é o típico nordestino amarelo que tenta viver no sertão de forma imaginosa, utilizando a única arma do pobre, a astúcia, para conseguir sobreviver.

Com relação à cobiça, em Auto da Compadecida a crítica se dirige em especial aos membros da igreja, prontos a bajular e fazer as vontades dos mais ricos, sempre tendo em vista alcançar benefícios pessoais.

Um pouco mais sobre o filme de 2000
E a confusão só aumenta quando Chicó se apaixona por Rosinha, a filha do temido Major Antônio Morais. Então, para conseguir a mão da moça, com a ajuda de seu amigo, embarcam em mais enrascadas. Encontrando no caminho ainda, o cangaceiro Severino, que não é flor que se cheire.

No filme “O Auto da Compadecida”, podemos observar a representação de Nossa Senhora como o arquétipo da figura maternal, a mãe que está próxima dos seus filhos, sempre zelando por eles e os protegendo.

João Grilo é a personagem principal da narrativa, pois todo o universo da obra gira em torno de suas peripécias, dotado de uma astúcia monumental é o protagonista de diversas armações, ao lado de Chicó. Ele participa d a maior parte os eventos da história.

Chicó e João Grilo se atracam com o capanga e este leva uma facada. Quando os dois estão fugindo com o dinheiro que pegam do defunto Severino, o capanga reage e mata João Grilo. No céu, todos se encontram para o juízo final.

No fim do filme O Auto da Compadecida, o capanga tentou matar João e começaram uma luta. João Grilo acabou por enfiar uma faca no homem. Chicó acabou correndo pra fora da igreja, João foi até Severino e pegou o dinheiro do enterro e o da padaria.

Auto da Compadecida é dividida em três atos: o primeiro narra os mal entendidos e confusões que João Grilo e Chicó acabam se envolvendo após se verem obrigados a pedir ao padre que benza a falecida cachorra de seus patrões. No segundo, encontramos algumas histórias fantásticas, inspiradas na literatura de cordel.

Sendo assim, a primeira mentira contada por João Grilo é a de que o cachorro que ele queria benzer era do Major Antônio Moraes e ele (João Grilo) seria seu empregado.

Resposta. Resposta: criou-se sem formosura.

Figura 5- Severino de Aracaju, o cangaceiro em O Auto da Compadecida (2000). Fica nítido, portanto, que a relevância de Severino no enredo é marcada pela sua performance como cangaceiro através de suas vestimentas, modo de falar, se comportar e suas crenças.

Faça a leitura da peça com os alunos e depois, se possível, exiba o filme todo para que comparem os gêneros. Debata com a turma as diferentes maneiras de representar uma história ficcional, citando o figurino, o cenário e até os ângulos da câmera, que divergem muito do teatro para o cinema.

O cachorro da mulher do padeiro fica doente, João Grilo e Chicó vão à igreja para pedir ao padre que benzesse Xáreu. Mas o padre não concordou, João então disse que o cachorro era de Antônio Morais, um homem poderoso. Ao ouvir isso o padre aceitou benzer.

18) Quem João Grilo chama para intervir por ele no céu? Nossa Senhora.

o Diabo

02 – E o antagonista? Quem faz o papel do antagonista é o Encourado (o Diabo), julgando as pessoas a fim de aumentar a clientela do inferno.