O que significa o ato de lavar os pés de alguém?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

No contexto nupcial, lavar os pés do parceiro ou da parceira representa humildade, vontade de honrar um ao outro, e disposição de servir e de cuidar. Esses são valores cristãos, e que são ideais para a vida como casal. É ainda uma forma de demonstrar a pureza de suas intenções e de seus sentimentos.

Durante a Última Ceia, Jesus pegou uma toalha e uma bacia com água e lavou os pés dos discípulos. Alguns grupos cristãos seguiam esse exemplo do Novo Testamento, lavando os pés como sinal de humildade ou fraternidade.

O pé se confronta diretamente com a cabeça, a mais baixa parte do corpo com a mais alta, o símbolo da opressão com o símbolo do humano. Os pés, por sua funcionalidade: locomoção, equilíbrio, pressão, proximidade com a terra etc. geram uma extensa gama de expressões, metáforas e comparações.

A lavagem física pode simbolizar uma purificação espiritual. O Velho Testamento oferece muitos exemplos da necessidade de nos limparmos antes de adorar a Deus. Leia Gênesis 35:1-5.

“Esse gesto do Lava-pés mostra aos fiéis de nossa Igreja como podemos ajudar a população mais carente. Talvez não apenas no sentido de lavar os pés, mas no sentido de lavar a alma e ajudar em todos sentidos possíveis”.

Lava-pés é acolhimento, hospitalidade, aceitação dos outros, voluntariado, altruísmo, solidariedade. É optar pela misericórdia, pela compaixão, pelo cuidado e pela comunhão. É ter o coração aberto para acolher a proposta e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo e fazer tudo em memória dele.

Compete aos pastores escolher um pequeno grupo de pessoas diversas representativas do inteiro povo de Deus – leigos, ministros ordenados, cônjuges, celibatários, religiosos, sãos e doentes, crianças, jovens e idosos – e não de uma só categoria ou condição.

Os fiéis são convidados a velarem com Ele, na hora da sua Paixão. Em sinal de luto, o altar é desnudado. Durante a tarde, os fiéis são convidados a visitarem as sete igrejas, que representam as Sete Estações de Roma (Sé Catedral, Misericórdia, Santa Cruz, Terceiros, Salvador, Penha e Conceição / Mons.

O ensinamento, porém, é mais profundo. Recomenda a extinção do fermento doentio. Sacudir o pó dos pés é não conservar qualquer mágoa ou qualquer detrito nas bases da vida, em face da ignorância e da perversidade que se manifestam no caminho de nossas experiências comuns.

A melhor forma de como limpar os pés é lavá-los diariamente, usando água e sabão antibacteriano no banho. Secá-los antes de calçar as meias ou o calçado é essencial para evitar problemas. Esfoliar também faz bem. Se preferir, faça o uso de esponjas esfoliantes, que ajudam a retirar o excesso de pele morta dos pés.

Maria lava os pés de Jesus com suas lágrimas.

Essa é uma raiz primitiva uma raiz primitiva; Lavar (usando os pés); (Qal) lavador; (Piel) lavar (roupas ou pessoa)

Resumo. O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3).

O Élder Robert D. Hales testifica que o Espírito não habita em templos impuros (Helamã 4:23–26).

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

Olhando no dicionário o significado destas duas palavras, encontramos que “limpar” seria à retirada de sujeira, e principalmente manchas, enquanto que “lavar” é um tipo de limpeza, feita sob a ação de um liquido, principalmente da água.

2- Diz-se que a promessa do senhor era a de ensinar a guardar todas as coisas que Ele tem nos enviado, e que Ele esta conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Dentre suas últimas palavras sobre a Terra, depois de todas as ações e ensinamentos, o Senhor deixa assegurada uma promessa um tanto quanto misteriosa aos seus discípulos: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28, 20).

12 pessoas

Até agora, apenas homens ou meninos eram formalmente autorizados a participar da cerimônia, em que um sacerdote lava e beija os pés de 12 pessoas. A tradição relembra o episódio em que, segundo a fé católica, Jesus lavou os pés dos seus doze apóstolos.

Com o gesto do lava-pés e ao deslocar-se para o lugar do servo, Jesus rompe a verticalidade e a relação senhor-escravo, os de cima e os de baixo, os de dentro e os de fora, inaugurando, assim, a nova ordem circular do Reino, onde ninguém é descartável.

Sexta-Feira da Paixão

Entenda por que a Sexta-Feira da Paixão é o único dia em que não há missas no mundo.