O que significa o atendimento ao cliente?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Atendimento ao cliente é todo o suporte que você oferece aos seus clientes, seja antes, durante ou depois da compra, e que os ajuda a ter uma excelente experiência com a sua empresa.

Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente, se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar.

A área de atendimento ao cliente tem como objetivo ajudar, orientar e ensinar. Entretanto, quem mais aprende com tudo isso somos nós. Aprendemos a gerenciar nossas emoções e a entender as emoções de nossos clientes. Apresentando, da melhor maneira, as soluções para as dúvidas e problemas.

Dicas para atrair mais clientes e aumentar suas vendas

  1. Ofereça um atendimento excelente. Oferecer um atendimento de qualidade é imprescindível à sobrevivência de qualquer negócio. ...
  2. Planeje boas promoções. ...
  3. Aproveite datas especiais de forma estratégica. ...
  4. Diversifique seus canais de venda.

Como criar necessidade no cliente: 6 estratégias PRO

  1. Quem está disposto a se mover agora. ...
  2. Sinais de urgência. ...
  3. Explore os sinais dos clientes. ...
  4. Forma como você faz as perguntas. ...
  5. Leve a conversa para a zona do negócio. ...
  6. Não deixe nada subentendido.

O atendimento ao cliente consiste em prestar toda assessoria ao seu consumidor: antes, durante e após a compra. Isso quer dizer que todo o relacionamento estabelecido desde o primeiro contato, indo da apresentação da empresa ao cliente ao pós-venda, abrange o processo de atendimento.

Atenção. A qualidade no atendimento ao cliente começa no momento em que você dedica a ele total atenção. É preciso saber ouvir qual sua necessidade para, somente depois, identificar o que oferecer para solucionar o seu problema. Aqui, é importante estar atento, mas não sufocar o cliente com informações ou soluções.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

Como convencer o cliente a comprar: 5 técnicas que funcionam!

  1. Exponha suas diferenças e limitações. ...
  2. Entenda se o seu cliente está pronto para comprar. ...
  3. Alinhe as expectativas. ...
  4. Conduza a negociações com praticidade e transparência. ...
  5. Antecipe-se.

Abuse e use de técnicas

  1. Conheça bem o seu leitor. Não tem mistério. ...
  2. Faça analogias. Nesse método, qualquer semelhança não é mera coincidência. ...
  3. Use o método APP. ...
  4. Seja objetivo. ...
  5. Utilize verbos no imperativo. ...
  6. Traga autoridade para o texto.

3 formas de surpreender seu cliente

  1. 1 – Invista na qualidade do seu produto. Na perspectiva do cliente, nada é mais prazeroso do que saborear aquele prato pra lá de especial ou comprar um item de acabamento perfeito! ...
  2. 2 – Ofereça um atendimento diferenciado. ...
  3. 3 – Disponibilize a opção de entregas expressas.

Enfrentando o nervosismo

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. Coloque-se no lugar do cliente, certamente, isso o ajudará a compreender o sentimento dele e resolver o problema com mais afinco. ...
  4. Sinceridade.

A seguir, listamos as principais habilidades de um profissional de atendimento ao cliente:

  • Paciência.
  • Escuta ativa.
  • Boa capacidade de solução de problemas.
  • Comunicação empática.
  • Clareza no repasse de informações.

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais

  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.

De todo modo, pode-se definir excelência no atendimento como o ato de garantir a satisfação do consumidor em relação ao motivo do contato, trabalhando um relacionamento confiável, transparente e eficiente, que encanta o cliente e faz com que ele se sinta valorizado, mesmo que esteja fazendo uma crítica ou reclamação.

Entenda o que é qualidade no atendimento
Quando aplicado ao atendimento, se propõe a atingir certo nível de excelência. Assim, podemos definir a qualidade no atendimento como as estratégias utilizadas por uma marca para conquistar clientes, deixá-los satisfeitos e felizes com o produto ou serviço.

Existem 4 tipos de atenção: sustentada; seletiva; dividida; alternada.

O novo atendimento ao cliente tem três dimensões: relacionamento, experiência e iniciativa. Mais do que tirar dúvidas e atender solicitações, é preciso manter uma relação próxima com os clientes, garantir sua satisfação e antecipar necessidades.

significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente.