O que significa o asterisco nos Salmos?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Salmo Responsorial: Qual o significado do asterisco [*] e da cruz [†], encontrados nos salmo nos livros litúrgicos? “O asterisco (*) e a “flecha” (†) servem para o canto. Após o asterisco (*) faz-se uma pausa de um tempo (ou de um acento) e indica, em termos, que a frase melódica será concluída no verso seguinte.

O asterisco pode ajudar o leitor a descobrir mais detalhes sobre uma informação citada no texto principal. No entanto, ele também pode ser um recurso justamente para esconder uma informação – e isso é especialmente comum quando o * aparece em peças publicitárias.

O salmo é normalmente cantado por um salmista aos domingos (podendo também ser lido) e durante a semana é lido. O salmista canta ou recita o refrão e a assembleia responde. Em seguida, o salmista prossegue com as estrofes, que são intercaladas com o refrão da assembleia.

O asterisco [ * ] é um sinal gráfico usado: Para marcar uma palavra indicando que há uma nota de rodapé, uma remissão ou uma citação.

"Asterístico"
O asterisco indica que há uma nota de rodapé. Utiliza um asterisco para fazer a citação.

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos. Queridos irmãos e irmãs, recebemos maravilhosos ensinamentos de nossos líderes nestes dois últimos dias.

Portanto, quando fazemos esse gesto na Missa, fazemos verdadeiramente uma oração profunda, que nos abre às palavras de Jesus Cristo. Sempre que ouvimos o Evangelho, Jesus bate às portas do nosso coração, esperando para entrar.

O pavão tem cabeça de serpente, enquanto a mente do pregador é mantida sobre sábia discrição. Mas, a cor safira de seu peito significa que o pregador anseia mentalmente pelo paraíso. A cor vermelha nas penas do pavão significa seu amor pela contemplação”58. 59 Bíblia de Jerusalém …, Mat, 5:29.

* Depois de frases que retratem ordem, indiquem espanto, admiração, surpresa, dentre outros sentimentos.

Já a palavra asterisco vem do latim asteriscum, que significa “estrelinha”. O asterisco é bastante utilizado na língua portuguesa para indicar citações e comentários, e na informática, atuando como um caractere curinga que pode substituir qualquer outro nas ferramentas de busca.

O Salmo Responsorial vem depois que a primeira leitura é feita. Durante a missa, o momento em que o Salmo é cantado favorece a reflexão. “A importância do Salmo está na própria meditação das leituras. Então, é um modo de rezar cantando aquilo que se refletiu nas leituras”, ressaltou o diácono.

6 dicas pra ler os Salmos devocionalmente

  1. 1) Encontre um plano de leitura dos salmos. Seu primeiro passo é encontra um plano de leitura dos salmos. ...
  2. 2) Utilize recursos que mostram Jesus nos salmos. ...
  3. 3) Marque sua cópia dos salmos. ...
  4. 4) Ore os salmos. ...
  5. 5) Cante os Salmos. ...
  6. 6) Leia os Salmos com outros.

O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

O uso de símbolos é uma das formas mais antigas de comunicação entre os seres humanos. Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos.

Se um número é inteiro e positivo, podemos dizer que é um número natural. Quando o zero não faz parte do conjunto, é representado com um asterisco ao lado da letra N e, nesse caso, esse conjunto é denominado de Conjunto dos Números Naturais Não-Nulos: N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...}.

É o caso do símbolo (*), utilizado para corrigir erros ortográficos em redes sociais e para deixar palavras em negrito no WhatsApp. Asterisco, asterístico e estrelinha são palavras usadas para se referir a ele.

Essa palavra vem do grego e significa exatamente "pequeno astro" ou "estrelinha". O sufixo “-isco” indica diminutivo, como em CHUVISCO, que significa uma pequena chuva, uma chuvinha. Como o sinal (*) é uma “estrelinha, um pequeno astro”, devemos falar e escrever ASTERISCO.

O asterisco apareceu mais tarde. O símbolo foi inventado por outro estudioso alexandrino, Aristarco da Samotrácia, que foi acusado de editar o trabalho de Zenódoto.