O que significa o anel de coração?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O anel de coração é um clássico! O anel que simboliza a amizade, lealdade e o amor. Além de ser uma joia elegante e delicada que se adapta à praticamente todos os estilos, garantindo ao look um visual completo.

O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.

Por essas e outras tradições, o anel solitário é considerado símbolo de amor. E, quase sempre, essa joia é usada no dedo anelar da mão esquerda. O motivo é uma crença da antiguidade egípcia de que, nesse dedo, estaria localizada a “vena amoris”, única veia das mãos ligada diretamente ao coração.

Assim, podemos concluir que o anel de namoro reflete o melhor que a sua história de amor tem para contar e os momentos e tantas outras aventuras que o futuro guarda para ambos. Também, na Elements Conteporary Jewellery, os casais podem encontrar a joia que vai trazer todo um novo significado à sua relação.

Você deve retirar suas joias... ao dormir. Existe duas razões importantes para que você retire sua joia ao dormir, seja ela um anel de noivado ou aliança: a primeira delas é que nossos dedos costumam inchar a noite, por isso, pode acontecer de o anel ficar preso no seu dedo quando você acordar.

ANEL NO DEDO INDICADOR
A utilização do anel nesse dedo pode indicar liderança e ambição. O anel no dedo indicador costumava ser usado por reis e grandes líderes, de modo que tornou-se um símbolo de autoridade. Em algumas culturas, ele também pode representar compromisso amoroso.

Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença. Polegar – força de caráter – mostra força de vontade e liberdade de pensamento.

Usar um anel no dedo mindinho simboliza uma forte comunicação, o desejo e a capacidade de se relacionar. Anéis no mindinho da mão direita podem significar a graduação em alguma área do conhecimento. Por esse motivo, muitas pessoas usam o anel de formatura neste dedo.

Por ser tão atrelado à luta de causas sociais, o anel de coquinho passou a ser utilizado pela comunidade LGBT e está ligado à orientação e à identificação sexual. Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda.

As alianças de compromisso ou namoro são tradicionalmente de prata, pois trata-se de uma joia considerada transitória, sendo trocada posteriormente pelas alianças de noivado e casamento, que são tradicionalmente em ouro.

De acordo com a tradição, o anel de compromisso deve ser utilizado no dedo anelar (da mão direita durante o noivado, e passando para o dedo anelar da mão esquerda quando o casamento é concretizado).

O anel de namoro é uma simbologia moderna, não existem relatos na história do uso desse acessório, a maioria dos casais só usava algum tipo de jóia quando noivavam ou casavam. No entanto, o anel de namoro não é uma regra, ou seja, não é obrigatório, o casal é quem decide se usa ou não.

Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.

O anel é apenas um símbolo disso tudo. Esse costume de "dar presentes" existe há milênios e não é apenas uma forma de demonstrar seu carinho, lealdade e comprometimento com a outra pessoa. Mas também de demonstrar todo o poder, a riqueza e a prosperidade de quem tem condições para presentear.

O seu interlocutor levanta-se repentinamente da mesa e vai-se embora com a certeza de que estava perante uma pessoa frouxa (aperto de mão fraco), insegura (colocou as mãos nos bolsos), desinteressada (cruzou os braços), nervosa (mexeu na aliança) e mentirosa (desviou o olhar e tocou no nariz).