O que significa o alcance no Instagram?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 20 de maio de 2023
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No Instagram, alcance significa quantas pessoas visualizaram a sua publicação. O seu seguidor só é contabilizado uma vez. Já nas Impressões, ele pode ser contado mais de uma vez. Isso porque impressões é a métrica que diz quantas vezes o seu conteúdo foi entregue para os usuários da rede.

As visualizações da Página indicam o número de vezes que o perfil de uma Página foi visualizado por pessoas, incluindo as conectadas e as não conectadas ao Facebook. O alcance é o número de pessoas que visualizaram algum conteúdo da Página ou sobre ela. Essa métrica é estimada.

Contando, inclusive, todas as vezes que uma mesma pessoa o tenha visualizado. Isso faz com que, na maior parte dos casos, a contagem de impressões seja maior do que a de alcance, pois um indivíduo pode entrar em contato com um mesmo conteúdo diversas vezes.

É possível encontrar na internet especialistas com foco em redes sociais que indicam que uma taxa de engajamento entre 1% e 5% pode ser considerada boa. Menor do que 1% já é considerado baixo e acima dessa média já é excelente.

Publicar conteúdo nos melhores horários do Instagram é fundamental se você quer que as suas postagens tenham mais engajamento. Do mesmo modo, ficar de olho no calendário comercial do ano te dá a oportunidade de conseguir o envolvimento dos seguidores em relação às principais datas comemorativas do varejo.

Significado de Alcance
substantivo masculino Distância que se pode atingir (pela vista, por um projétil): arma de longo alcance. Ser suscetível de compreensão; entendimento: isso não está no alcance da sua entendimento. O que tem relevância pelo seu valor; importância: medida de pequeno alcance.

Para acessar as informações, basta tocar na aba de perfil da conta comercial e apertar o botão "Insights". Dentro do menu "Interações" será possível ver a quantidade de curtidas, comentários, reações e outras formas de engajamento com os conteúdos em foto, vídeo, Reels, Stories e lives.

O engajamento nas publicações é um dos melhores fatores para viralizar o conteúdo, fazendo com que ele alcance até quem ainda não segue o perfil da marca, graças às interações.

Verificar como estão reagindo aos stories
Para saber se seus seguidores estão assistindo às suas histórias, basta checar o Instagram Insights e conferir as métricas desses conteúdos. Desse modo, você poderá medir a efetividade do Stories e descobrir como aproveitá-lo ao máximo.

O alcance representa o número de pessoas que entraram em contato com uma publicação. Se você viu o mesmo post 3 vezes, não importa: será contabilizado como usuário único. No caso das impressões, são contabilizadas quantas vezes os posts foram exibidos para o usuário.

O engajamento representa o alcance e nível de interação em cada post ou conteúdo divulgado, trabalhando em conjunto com o alcance principalmente, esse recurso oferece uma consciência completa sobre o momento e em como a empresa está nas redes sociais.

Para saber qual a porcentagem das pessoas alcançadas que interagiram com o post, a fórmula é: total de interações divididas pelo alcance. E para saber qual a taxa de engajamento em relação aos seguidores da página, a fórmula é: total de interações divididas pelos seguidores.

Alcance é o número de pessoas que viram o seu conteúdo em um determinado período. Diferente do número que Impressões, o Alcance é o número de pessoas alcançadas, o mesmo que Impressões Únicas.

Por que o engajamento caiu? Se tratando das mídias sociais, a queda de engajamento se deve ao aumento de usuários e do conteúdo diário, em que fica impossível a pessoa visualizar tudo que é produzido e divulgado.

Provavelmente, suas postagens não estão otimizadas para o algoritmo. Isso significa que suas publicações podem estar fora das melhores práticas da rede social. Primeiro, é preciso entender como funciona o algoritmo do Instagram, porque ele define as regras de quem vai receber ou não as suas publicações.

6 principais erros no Instagram e como evitá-los

  1. Utilizar muitas hashtags genéricas. ...
  2. Fazer postagens em horários diferentes. ...
  3. Postar imagens de baixa qualidade. ...
  4. Não planejar o conteúdo. ...
  5. Comprar seguidores e esperar resultados. ...
  6. Postar várias fotos na mesma hora.