O que significa o 94w no pneu?

Perguntado por: eperalta7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A medida se completa com o índice de carga 94, ou seja, o peso máximo que cada roda pode suportar, e o índice de velocidade W, que é a velocidade máxima para a qual o pneu é aprovado.

Neste caso, o pneu terá a classificação de V, ou seja, aprovado para velocidades até 240 km/h. Outros símbolos comuns de velocidade são o T (até 190 km/h), H (até 210 km/h), W (até 270 km/h) e Y (até 300 km/h).

Pneus XL podem apresentar um índice de carga de 93 ou mesmo 95 comparado a um pneu idêntico não-reforçado. Este tipo de pneu também é chamado de extra load (carga extra) ou RF, podendo ser reconhecido através do XL no fim da rotulagem padrão dos pneus.

Então a melhor opção de pneus é o HT. A grande vantagem é sua alta durabilidade. Suas laterais menores gera uma sensação de conforto para o motorista e passageiros. Além disso, por ter os sulcos menores, isso produz menos ruído no asfalto.

Ele aponta a velocidade máxima que o pneu suporta e é indicado pela letra que vem grudada ao índice de carga. No caso do pneu 205/55R16 GOODYEAR EDGE SPORT 91V, o índice de velocidade é indicado pela letra V.

92 – Índice de carga: quanto um pneu consegue suportar em sua máxima pressão. Existe uma tabela de conversão, neste caso, 92 = 630 kg. W – Índice de velocidade máxima do pneu. A velocidade máxima que o pneu suporta com segurança, estando em boas condições.

O índice é indicado naquele código colado na lateral do pneu. Ele é o último número do código e pode ter de 2 a 3 algarismos, sempre acompanhado de uma letra (que é o índice de velocidade). Quanto maior for o número, maior é a sua capacidade de carregar peso.

Índice Tread Wear
Na lateral dos pneus vêm marcado um número ao lado das palavras “Tread Wear”. Isso é o índice de desgaste e durabilidade de um pneu em referência a outro. Por exemplo, um Treadwear igual a 60 terá um desgaste 40% mais rápido que um pneu de 100.

Conheça as marcas dos melhores pneus nacionais

  • Bridgestone.
  • Continental.
  • Firestone.
  • Goodyear.
  • Michelin.
  • Pirelli.

Os pneus reforçados dispõem de flancos mais resistentes do que os pneus clássicos "SL" (Standard Load). São concebidos para suportar cargas pesadas e mais restrições. Equipam veículos potentes ou pesados ou os dois.

Os pneus Michelin são feitos para durarem mais do que a concorrência. Embora ele ainda não seja tão resistente quanto os da Pirelli, definitivamente é uma marca para se levar em conta neste quesito.

Confira a indicação para cada modelo:

  1. 50/50: é recomendado para quem faz uso equilibrado entre asfalto e terra;
  2. 20/80: tem maior capacidade de tração na trilha, mas um nível elevado de ruído;
  3. 70/30: é mais silencioso em vias pavimentadas, mas tem a desvantagem de possuir menos tração na terra.

Os pneus HT é mais indicado para quem só anda em asfalto, pois apresenta uma alta durabilidade e contém as laterais menores comparada ao AT e MT, o que gera a sensação de maior conforto, além disso, os sulcos são menores, o que geram menos ruído no asfalto.

O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. 85 = 515 Kg; H: corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Cada letra representa uma velocidade.

Quais são as melhores marcas de pneus, afinal?

  • Bridgestone. Uma das marcas mais conhecidas do Brasil, a Bridgestone é uma das mais versáteis – serve para carros pequenos a veículos agrícolas – e é conhecida pelo bom custo-benefício. ...
  • Michelin. ...
  • Goodyear. ...
  • Continental. ...
  • Pirelli. ...
  • Yokohama. ...
  • Dunlop. ...
  • Nexxen.

Velocidade máxima que o pneu suporta
Entre elas é a velocidade máxima suportada por ele, que é indicada por letras como A, H, T, W, X, Y e Z que acompanham números.