O que significa NPN no multímetro?

Perguntado por: dalves9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Transistor NPN: As junções internas deste transistor estão representadas pelos diodos da figura 2a. Um diodo conduz quando ele é polarizado com uma tensão positiva no anodo e negativa no catodo.

A lógica é a mesma para as entradas, uma entrada NPN é ativada quando recebe GND, ou a tensão negativa de alimentação. Já uma entrada PNP é acionada quando recebe alimentação positiva.

Transistores PNP são os que operam com valores positivo – negativo – positivo, são transistores que na saída eles conduzem um sinal positivo, ou seja, o transistor é alimentado com sinal de tensão positivo e negativo para funcionamento do circuito interno, e na saída emite um sinal positivo.

O termo NPN ou PNP se refere à construção interna do sensor, com um semicondutor do tipo N ou do tipo P. Com a finalidade de simplificar esse tema, você pode pensar no N como a lado Negativo e P como o lado Positivo.

Os transistores PNP operam com valores positivo – negativo – positivo, o transistor PNP possui duas junções PN, acomodadas uma voltada para outra, os cristais negativos ficam um em contato com o outro, sendo assim, temos a formação do transistor de junção bipolar (TJB) PNP.

Ao todo, existem três configurações de transistores existentes: o sanduíche de silício, o transistor de junção e o transistor de efeito de campo.

Existem basicamente três tipos de transistores atualmente:

  • TBJ – Transistor Bipolar de Junção;
  • FET – Transistor de Efeito de Campo, que é subdividido em MOSFET, JFET, MESFET, entre outros;
  • IGBT – Transistor Bipolar de Gate Isolado;

Existe o gene chamado HFE (abreviatura do inglês, HOMEOSTATIC IRON REGULATOR) que atua controlando esse equilíbrio de ferro no nosso organismo. Algumas pessoas nascem com variantes nesse gene e conseguem absorver mais ferro do que o normal pelo intestino.

O QUE SÃO TRANSISTORES DE POTÊNCIA. Os transistores de potência foram criados nos anos 1950 para otimizar o uso da energia elétrica. Trata-se de um transistor que funciona com a maior quantidade de energia de um circuito.

Podemos então regular a tensão numa carga, deixando de fazer com que o transistor se comporte como uma resistência em série, ligando-o e ligando-o totalmente, ou seja, fazendo-o operar como uma chave. Desta forma, temos na média, uma tensão na carga que corresponda ao valor desejado.

As Características dos MOSFETs de Canal P
Os MOSFETs de canal P também são dispositivos que tem uma estrutura no modo de enriquecimento , com símbolo mostrado na figura 1. Uma tensão entre a comporta (gate) e a fonte (source) leva o dispositivo a conduzir a corrente entre a fonte (source) e o dreno (drain).

O que é um transístor bipolar? Um transístor bipolar é um componente semicondutor, constituído por 2 junções PN. O princípio de funcionamento do transístor bipolar é baseado no movimento de dois tipos de cargas elétricas: lacunas e eletrões, daí o termo “bipolar”.

Os sensores indutivos funcionam de modo que o sensor emita um campo magnético alternado de alta frequência. Quando um alvo de comutação metálico se aproxima desse campo magnético, a energia é extraída do campo alternado por meio da perda de corrente contínua.

Quando usado em um circuito de controle do tipo relé tradicional, normalmente é possível usar o tipo PNP ou o tipo NPN de sensor como mostrado abaixo. Sensores PNP tendem a ser mais comumente usados. Circuito de controle do tipo de relé tradicional; Use com um controlador lógico programável (PLC).