O que significa Noia em Portugal?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

substantivo masculino e feminino [Gíria] Pessoa que está sob o efeito de drogas, de entorpecentes, geralmente apresenta delírios, mania de perseguição e paranoia. Etimologia (origem da palavra noia). Forma reduzida de paranoia.

nói·a noi·a nói·a noi·a
[Informal] O mesmo que paranóia . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: noia. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: nóia.

Palavras que rimam com Noia: Metanoia. Palinoia. Pronoia.

mo·ta |ó| 1. [Portugal] Veículo de duas rodas accionado por um motor.

Durex. A marca de fita adesiva faz parte daquelas palavras que já estão enraizadas no vocabulário brasileiro. Em Portugal, ela significa camisinha".

A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural. É sinônimo de a gente.

Significado de Noiado
substantivo masculino [Gíria] Aquele que está sob o efeito de drogas, geralmente com o aspecto sonolento, cansado; drogado, chapado. adjetivo Que está entorpecido pelo uso excessivo e contínuo de drogas. Etimologia (origem da palavra noiado). De noia, forma reduzida de paranoia, + ado.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Palavras que rimam com Drugs: Bugs.

Aquilo que em Portugal pode ser chamado também de bagageira. O Houaiss trata mala, neste sentido, como forma reduzida de porta-malas.

O uso de fumaça, com o significado de «fumo», é de facto característico do português do Brasil. Em Portugal, sempre que se verifica a eleição de um novo papa após a realização de um conclave, fala-se de «fumo branco». Caso contrário, quando a eleição não obtém sucesso, recorre-se à expressão «fumo negro».

Em Portugal significa beijo (sonoro).

Rapariga é, em Portugal, feminino de rapaz = mulher jovem, moça.

Em Portugal, o nosso banheiro se chama “casa de banho”.

Em Portugal, em Portugal, chamamos a isso "fazer um biscate", "fazer uns biscates", ou "fazer umas biscatadas". "Fazer um bico" é imediata e principalmente "fazer um felácio".

Nos e nós são pronomes pessoais, ambos indicativos da 1. ª pessoa do plural. Nós é um pronome pessoal do caso reto, assumindo a função de sujeito da oração. Nós pode ser ainda um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto da oração.

Acredita-se que a gíria “é nóis” tenha surgido a partir da expressão “é nóis na fita”, originalmente de São Paulo, que significa informalmente “estar em todas, estar no lugar certo na hora certa, aceitar para ir a algum lugar”.

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.