O que significa no Ultrassom EDD LMP?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

O Que Significa “EDD” Na Ultrassom? EDD no Ultrassom significa uma estimativa para a data prevista para o parto, e pode sofrer pequenas alterações entre um exame e outro. EDD significa data prevista para o parto em inglês (Expected Date of Delivery).

O ultrassom gestacional (USG) é um exame realizado para acompanhamento da gravidez e do desenvolvimento do feto. A família inteira aguarda ansiosamente a realização do exame principalmente para saber o sexo do bebê. Mas você conhece a importância do ultrassom e quais são os recomendados para realizar?

Idealmente, gestações devem ter a idade gestacional determinada pela medida do CCN, entre 10 s e 13s6d (e entre 30 mm – 84 mm).

Os seguintes parâmetros foram analisados: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e abdominal (CA), assim como comprimento do fêmur (CF) e diâmetro transverso do cerebelo (DTC).

AU – altura uterina: usada para avaliar o crescimento do bebê. O médico usa uma fita métrica para mensurar o quanto a barriga aumentou.

Somente um médico especializado em ultrassonografia pode averiguar e constatar através das medidas do feto e das imagens captadas durante o exame se o peso do feto está dentro do esperado para a idade gestacional.

A biometria fetal constituiu na obtenção das seguintes medidas: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC), circunferência abdominal (CA) e comprimento do fêmur (CF).

Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.

O ultrassom obstétrico analisa o crescimento e o peso do bebê. Além do funcionamento e posição da placenta. Também descarta formações de diagnóstico tardio, como por exemplo a hidrocefalia. Realizando o exame, é possível ouvir os batimentos cardíacos e observar os movimentos do embrião.

Legenda: SD- Serviço Diurno 12h: SN- Serviço Noturno 12h: SM- Serviço Manhã 06h: ST- Serviço Tarde 6h: DN- Serviço Dia e Noite 24h.

O médico irá medir a cabeça do bebê, o abdômen e o comprimento do fêmur. Com essas medidas o aparelho traz uma série de fórmulas para calcular o peso do bebê. Desde o advento do ultrassom diversas fórmulas foram desenvolvidas, entretanto a mais usada é a fórmula de Hadlock.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja considerada como referência de peso esperado os percentis 10 e 90. Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado.

DBP:90,0 MM.

O grau da placenta pode determinar o quanto de alimentos e oxigenação seu bebê está recebendo. Então digamos que quando está no grau 1, ela pode nutrir e oxigenar muito bem o bebê sem nenhum risco. A placenta grau 2 é a que pode permanecer por mais tempo em uma gestação.

O diâmetro biparietal (DBP): é o diâmetro entre os dois lados da cabeça. Isso é medido após 13 semanas. O comprimento do fêmur (FL): mede o osso mais longo do corpo e reflete o crescimento longitudinal do feto.

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

A data provável do parto (DPP) ocorre com 40 semanas e 1 dia. Para que se possa calculá-la, utiliza-se a regra de Naegele.

A DPP fornecida através desse exame é a mais aproximada, porém é importante que seja feito no primeiro trimestre. Esse mesmo exame, feito no segundo ou terceiro trimestre, não apresentará uma data provável do parto muito confiável. Nesses casos, é melhor utilizar a data obtida através da Regra de Naegele.

No geral, a ultrassonografia morfológica permite avaliar a formação, desenvolvimento e crescimento do bebê e verificar se está ou não de acordo com os parâmetros considerados normais. Deste modo, possibilita o diagnóstico precoce de algumas doenças ou malformações.