O que significa no processo conclusão medida urgente?

Perguntado por: lbrites . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

1. Conclusão medida urgente minutada. Significa que o processo foi encaminhado para o juiz com o despacho já escrito pelo escrevente chefe. Neste caso, o juiz somente confere este despacho que já está pronto e o assina.

Quando o status da localização da serventia muda para conclusão minutada significa que o processo foi para o juiz com o despacho já escrito pelo escrevente chefe. Nesse caso, o juiz apenas confere o despacho para garantir que concorda com o determinado pelo escrevente e o assina.

O que vem depois de encerrada a conclusão? Após a conclusão ao juiz, o magistrado irá analisar as provas, os documentos e todos os elementos apresentados pelas partes no processo para proferir sua decisão. A decisão pode ser uma sentença, um acórdão ou outro tipo de decisão judicial.

Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso. A sentença pode ser favorável ou desfavorável ao réu, dependendo da análise das provas e das leis aplicáveis ao caso.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.

Minuta de contrato é uma redação inicial e provisória de um contrato, onde se expõem todas as negociações das partes contratadas. Após, confirmadas as negociações ou realizadas alterações em alguns parágrafos, com concordância das partes, será redigido um contrato formal.

A conclusão dos autos nada mais é do que o ato de enviar o processo ao magistrado para que profira algum ato, seja um simples despacho de andamento, uma decisão processual (interlocutória, liminar, por exemplo) ou a sentença.

Significa que o processo está na mesa de um servidor da secretaria da vara.

Quando chega um momento em que o juiz deve decidir alguma coisa, os autos são enviados ao juiz e registrados como “conclusos”.

Despacho é o ato através do qual o juiz dá andamento ao processo para garantir que ele siga uma linha e chegue ao final um dia. Assim, quando um juiz, por exemplo, intima o seu advogado para dizer se quer ou não produzir mais provas, está realizando um despacho. Agora estamos mais perto de chegar na resposta final!

Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. Ressalte a ideia principal. Incentive o leitor a agir ou refletir.

Tipos de conclusão

  • Conclusão por síntese. Sintetizar significa tornar sintético, reduzir, ou seja, resumir. ...
  • Conclusão por solução. Apesar de ter ganhado força com o ENEM, a conclusão que propõe uma solução para o problema debatido já era utilizada há muito tempo. ...
  • Conclusão por dedução.

Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

Quando há um processo concluso, deve-se aguardar a ação do magistrado, antes de alguém realizar outro ato processual. Nem sempre os autos do processo estão com o juiz. Muitas vezes, ele fica na secretaria aguardando algum ato da parte ou outro diligência.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

No entanto, os autos conclusos para despacho não devem ser confundidos com o fim de um processo. No primeiro, significa apenas que estes estão prontos para serem analisados pelo juiz. Já o segundo diz respeito ao processo que já foi verificado e a sentença ou despacho já decididos.

Ao contrário do que o termo faz pensar, não significa que o processo esteja concluído ou encerrado. Esse andamento indica que o processo está com um juiz ou uma juíza, para que decida sobre alguma questão.

Conforme § 1º do artigo 203 do Código de Processo Civil, sentença é o pronunciamento em que o juiz encerra a fase de conhecimento do procedimento comum, ou seja, encerra o processo na 1ª instância, analisando ou não o mérito – a questão principal da ação.

As minutas não têm valor legal, por serem apenas rascunhos. O limite da legalidade de uma minuta é como documento aprovado em algum colegiado, mas o conteúdo só passa a valer quando publicado o ato oficial, por meio de portaria, resolução etc.

90 dias

Desde sempre nosso prazo para liberação de minutas é de 90 dias, processo mais do que conhecido pela compradora.

Apresenta-se a minuta, na realidade, como um MODELO, antecipadamente elaborado pelo notário ou por outrem, do que deverá constar do ato notarial, que pode ser uma escritura, uma procuração ou um testamento.