O que significa nitritos positivo no exame de urina?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A presença de nitrito na urina pode ser utilizada como um indicador preliminar de infecção bacteriana no trato urinário, permitindo uma triagem eficiente em pacientes suspeitos de ITU.

Verifica-se quase sempre a presença de E. coli, porém muitas espécies de outros bastonetes gram-negativos (por exemplo, Klebsiella, Proteus, Enterobacter e Pseudomonas), enterococos e estafilococos também são comuns.

O nitrito urinário é um marcador indireto da presença de bactérias redutoras de nitrato, como a Escherichia coli, que são comumente associadas às ITUs. A presença de nitrito na urina ocorre devido à capacidade dessas bactérias de converter o nitrato em nitrito por meio de enzimas bacterianas.

A primeira medida a se tomar em caso de excesso de nitrito é a suspensão da alimentação. Isso serve para reduzir a produção de amônia pelos peixes. Fazer trocas parciais diárias de até 25% com água de boa qualidade ajuda a reduzir a concentração no contaminante na água.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

A presença de leucócitos na urina costuma indicar haver alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Regularmente encontramos nitratos / nitritos de vegetais, alimentos processados, carnes curadas, queijo, água potável, cosméticos, bebidas alcoólicas, borracha, poluição do ar e fumaça de cigarro.

As análises de sangue em laboratório, como um hemograma completo, podem detectar a presença de uma infecção nos rins, por meio da análise de sangue, quantificando as células brancas (indicativas de infecção no organismo).

Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes; Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

A infecção urinária não é contagiosa. A doença acontece devido à alguns problemas como, por exemplo, baixa frequência miccional, deslocamanto de bactérias do intestino para a bexiga, cálculos renais e quando não existe higiene íntima após as relações sexuais.

Pode aparecer bactéria no exame de cultura de urina por 3 motivos: Contaminação da amostra. Bacteriúria assintomática. Infecção do trato urinário (ITU), ou Infecção urinária.

A presença de bactérias na urina costuma estar associada à infecção do trato urinário (ITU), mas isso nem sempre é verdade. É perfeitamente possível ter bactérias na urina, mas não ter infecção urinária.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

nitrito através das bactérias dos gêneros Nitrossomonas e Nitrossococcus, o nitrito por sua vez é rapidamente oxidado a nitrato pelas bactérias do gênero Nitrobacter, sendo que o nitrato é a principal forma de nitrogênio encontrado no solo.

Exposição humana e efeitos na saúde
A principal via de exposição humana ao nitrato e ao nitrito ocorre pela ingestão de alimentos e água. Em geral, as principais fontes estão numa dieta rica em produtos cárneos e curados (nitrito) e no consumo de vegetais, especialmente as folhosas (nitrato e nitrito).

O Nitrato pode ser removido da água usando tratamentos como filtros de troca iônica, destilação ou osmose reversa. Lembre-se de analisar com frequência, pelo menos uma vez ao ano, caso instale um sistema de tratamento, para ter certeza de que o problema está controlado.

Em raras ocasiões, alguns aquários irão ficar no pico do nitrito por semanas ou até meses. Adicionando um pouco de cascalho de um aquário estabilizado irá, geralmente, levar o nível de nitrito a zero em um dia ou dois.

Diabetes e hipertensão arterial são condições sistêmicas em que o exame de urina pode indicar maior grau de severidade. Não há dúvidas de que essa dupla é mortal, e o número de mortes no mundo só aumenta: 50 milhões por ano. Na diabetes descompensada a glicose é detectada na urina.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.