O que significa nirvana na Bíblia?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas.

Com raízes no budismo e no hinduísmo, o conceito simboliza o estado de paz interior que vem da sabedoria e pode ser conquistado através de práticas como yoga e meditação. Em páli, língua já extinta e parecida com o sânscrito, a palavra nirvana significa extinguir ou apagar.

O Nirvana é alcançado quando o equívoco da existência do caminho do eu, e de todas as coisas, é interrompido de forma permanente.

Nirvana é uma palavra do contexto do budismo, que significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. O termo tem origem no sânscrito, podendo ser traduzido por "extinção" no sentido de “cessação do sofrimento”.

Os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

Segundo a conceção budista, a libertação pode obter-se na Terra, em vida (nirvana) e além da morte física do corpo uma vez alcançado o primeiro parinirvana. São duas fases de um mesmo processo, uma provisória e outra definitiva, sendo necessária sempre a passagem pela primeira para alcançar, depois da morte, a segunda.

Samsara significa perambulação. O nirvana é o mundo dos não impulsos, não desejos, não pensamentos, NIR, significa não e VANA pode ser entendido como ventos, ou fogo, no sentido de ventodas emoções, paixões e impulsos. Então é um mundo onde há paz e não somos empurrados de lugar para lugar pelos ventos dos desejos.

Dharma, ou darma, é uma palavra em sânscrito que significa aquilo que mantém elevado. Também é entendido como a missão de vida, o que a pessoa veio para fazer no mundo. A raiz dhr na língua antiga do sânscrito significa suporte.

A Flor de Lótus

A Flor de Lótus é um dos maiores símbolos do budismo. É um tipo de flor que nasce na lama e se abre quando é exposta ao sol. Para o budismo, a flor de lótus representa o ser humano, que tem suas raízes em sofrimentos e insatisfações (caule), mas que pode alcançar a iluminação (a flor).

Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. É o plano mais alto de consciência, onde o ser está livre da dor do mundo físico.

- A figueira de Bodhgaya, considerada sagrada por milhões de budistas, que acreditam que em sua sombra Buda alcançou a "iluminação" e o "nirvana", sofre de uma rara doença, informou hoje uma equipe científica.

O Nirvana foi criado em 1987 pelo guitarrista e vocalista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic, em Aberdeen, nos Estados Unidos. Logo depois, o baterista Dave Grohl se uniu ao grupo e foi formado o trio que revolucionou a cena do rock dos anos 90 e influenciou para sempre toda uma geração de fãs no mundo todo.

Para os budistas, a existência não acaba com a morte. Quando uma pessoa morre, renasce em outro ser vivo. Ao morrer, a mente se desprende do corpo físico e renascerá em outro corpo. Segundo os ensinamentos, o período que se segue à morte é conhecido como “bardo”.

Kurt Cobain, líder da banda de rock Nirvana, completaria 55 anos, neste domingo (20).

Buda significa iluminado em sânscrito, antiga língua sagrada da Índia. Buda é um título dado a um mestre budista ou a todos os iluminados que alcançaram a realização espiritual do budismo.

O Budismo, de forma geral, é uma religião que não possui em seu imaginário religioso o conceito de monoteísmo, sendo, por causa disso, equivocadamente interpretado pelos estudiosos ocidentais como uma crença ateísta.

O pensador confucionista Mêncio disse: “tendo visto um animal vivo, não se suporta vê-lo morto; tendo ouvido seu grito, não se pode suportar que sua carne seja devorada. É por essa razão que o benevolente guarda distância da cozinha”. Por que razão então os budistas mantêm uma dieta vegetariana?

Durante os primeiros meses, a banda passou por uma série de nomes, já que Kurt queria um nome que fosse bonito e agradável. Assim, finalmente o grupo se fixou como Nirvana, conceito budista que Cobain descreveu como “a liberdade da dor, do sofrimento e do mundo externo”.

As escrituras budistas tradicionais mencionam pelo menos 24 budas que surgiram no passado, em épocas diferentes.

Sidarta Gautama, figura central do Budismo, denominado “Buda” (aquele que atingiu a “iluminação” ) concluiu que o sofrimento é originado da mente humana e não por injustiça social ou azar, sendo que aquela reagiria com o desejo e este, por si, nunca se satisfaz.