O que significa neutrófilos alto na gravidez?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O aumento dos neutrófilos segmentados na gestante garantiria o desenvolvimento seguro do feto, protegendo-o durante todo o período. Já os neutrófilos bastões, precursores dos neutrófilos segmentados, aumentariam devido à incompletamaturação dessas células em função da demanda requerida.

O número de leucócitos, especialmente por conta dos granulócitos neutrófilos, aumenta consideravelmente durante a gestação normal, de 5 a 7.000/mm3 para médias entre 8.000 a 16.000/mm3, especialmente no segundo e terceiro trimestres, por razões não bem esclarecidas.

Exames Laboratoriais:

  • Hemograma.
  • Glicemia.
  • Função da Tireóide.
  • Sorologias infecciosas.
  • HIV.
  • Hepatites B e C: com sorologia negativa para B, indica-se tomar a vacina antes da gravidez.
  • Rubéola: se sorologia for negativa, há indicação vacinação prévia à gravidez.
  • Sífilis.

Os medicamentos mais comumente associados à neutrofilia são as catecolaminas, glicocorticóides, fatores de crescimento mielóide, plerixafor, lítio e o , ácido retinóico all-trans.

Muitos distúrbios fazem com que os neutrófilos se esgotem ou sejam destruídos. Esses distúrbios incluem certas infecções bacterianas, alguns distúrbios alérgicos e alguns tratamentos com medicamentos (como medicamentos usados para tratar o hipertireoidismo).

Outrossim, o diagnóstico caracteriza-se a anemia na gravidez quando os valores de hemoglobina (Hb) forem menores do que 11g/dL e hematócrito (Hct) for menor do que 33% no 1° e no 3° trimestres da gravidez; Hb menor do que 10,5g/dL e Hct menor do que 32% no 2° trimestre, e Hb menor do que 10g/dL no puerpério.

Os resultados considerados ideais de um hemograma completo para uma gestante saudável são:

  1. glóbulos vermelhos (hemácias): 3.800.000 a 5.200.000/mm3;
  2. hemoglobina: 12.0 a 16.0 g/dL;
  3. global de Leucócitos (glóbulos brancos): 4.000 a 11.000 /mm3;
  4. plaquetas: 140.000 a 450.000/mm3.

Saiba Mais sobre a Leucocitose. A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.

Sangramento vermelho vivo na gravidez: o que pode ser? O sangramento vermelho vivo requer uma maior atenção, pois, em sua maioria, indica abortamento, principalmente se o fluxo for moderado ou intenso. Quando observado, recomenda-se ir ao pronto-socorro o mais rápido possível.

Sangramento intenso
O fluxo do sangramento também é um sinal de alerta para procurar imediatamente um serviço de emergência. Sangramento intenso pode indicar um problema sério. Sangramentos com fluxo menor porém com duração longa (por vários dias, por exemplo) também devem ser comunicados ao obstetra.

Os leucócitos, chamados de glóbulos brancos, são responsáveis pelo nosso sistema imunológico, ou seja, nos defendem dos “invasores”, como nos casos de infecção. Na gestação, o número de leucócitos também pode aumentar e chegar até em torno de 15.000/mm3, especialmente no segundo e terceiro trimestres.

Um número menor que o normal de neutrófilos (inferior a 500) é chamado de neutropenia. Menos de 100 é neutropenia grave. Quanto menor a ANC de uma pessoa, maior o risco de adquirir uma infecção.

Algumas vitaminas ajudam a produzir os neutrófilos no corpo. Ácido fólico, vitamina B12 e cobre são exemplos. Está relacionada a pacientes que são vegetarianos estrito, que fizeram cirurgia de redução de peso (bariátrica) e não tomam seus suplementos, e em algumas doenças, como a anemia megaloblástica.

A leucocitose e a neutrofilia estão habitualmente ligadas a quadros de infecção, mas podem também surgir em diversos outros problemas de saúde, tais como leucemias, inflamações, estresse físico ou uso de certos medicamentos.

Os neutrófilos são o tipo leucocitário mais abundante em circulação, constituem a primeira linha de reconhecimento e defesa contra agentes infecciosos no tecido, tradicionalmente iniciam uma inflamação aguda e são responsáveis por uma resposta imune pró-inflamatória eficaz.