O que significa ND na favela?

Perguntado por: rperalta7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

“Dono do morro” é a expressão que atualmente designa o chefe do tráfico de drogas em favelas do Rio de Janeiro. Esta categoria se aplica apenas quando se trata da venda de drogas em territórios controlados por “facções” ou “comandos” criminais, como o Comando Vermelho, Terceiro Comando Puro e Amigos dos Amigos.

Histórico. Histórico: Johny, que é foragido da Justiça, é apontado como chefe do tráfico de drogas na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, e integrante da facção criminosa Comando Vermelho ? CV.

As bases mais importantes do CV atualmente estão nos complexos do Alemão, Chapadão e Salgueiro, além das favelas da Chatuba, Antares e Rocinha. Com a chegada das UPPs, expandiu e cresceu para o sul fluminense, sobretudo na região de Angra dos Reis e Paraty, além de outros estados, como Ceará, Mato Grosso e Pará.

Como no Rio, a comunicação entre os traficantes é feita por assobios e fogos de artifícios que servem para avisar sobre a chegada da polícia e da droga.

Edumais trabalha em duas dessas favelas: Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, conhecidos, coletivamente, como PPG. Localizadas entre Copacabana e Ipanema, essas comunidades realçam a dramática desigualdade social e econômica que existe na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Billy é um policial padrão , ostensivo e tals. Billy - muito utilizada por Policiais Militares, porém essa tem sentido pejorativo, de um mau policial, por vezes utilizada de forma incorreta pra designar policiais de Força Tática.

Na favela, está no topo da hierarquia. Gerente de carga ou subgerente - fica abaixo do gerente-geral e são responsáveis por cada uma drogas - gerente da maconha, da cocaína, do loló, do crack e dos soldados. Soldado - é o indivíduo responsável pela defesa e ataque bélicos.

"Tem cara que chega louco de maconha e atrapalha o serviço", explica um traficante da zona norte. As estruturas podem variar, mas na zona norte as biqueiras costumam ter um ripa - que cuida da droga, tem duas pistolas e ganha de R$ 800,00 a R$ 1.200,00 por semana - e dois panos.

Assim, resumidamente, podemos explicar os critérios da seguinte forma:

  1. NATUREZA DA DROGA. A depender da natureza da substância, pode-se enquadrar no tráfico ou na posse para uso próprio. ...
  2. QUANTIDADE DA DROGA. ...
  3. LOCAL DA AÇÃO. ...
  4. CONDIÇÕES DA AÇÃO. ...
  5. CIRCUNSTÂNCIAS SOCIAIS. ...
  6. CIRCUNSTÂNCIAS PESSOAIS. ...
  7. CONDUTA. ...
  8. ANTECEDENTES DO AGENTE.

Cada biqueira média conta com 12 vapores – que se dividem em seis, revezando-se em turnos de 12 horas de trabalho – e dois olheiros, que avisam quando policiais não corruptos estão por perto.

Posteriormente a Rocinha passou a ser controlada pelo Comando Vermelho, depois de Rogério 157 ter pulado para aquela facção. Em 2017 chegou a ser esboçada uma união com o TCP, que geraria uma nova facção chamada TCA - Terceiro Comando dos Amigos - mas esta proposta foi abortada no final de 2017.

Dividida em duas facções criminosa: Amigos dos Amigos (ADA) e Comando Vermelho, a Favela do Vidigal vive uma guerra interna entre os traficantes rivais.

Neversino de Jesus Garcia, o Garcia do Vidigal, é gerente geral das comunidades do Dique e Complexo do Lins e faz parte do tráfico de drogas que atuava na Favela da Rocinha e Vidigal, zona sul do Rio de Janeiro, antes das comunidades se tornarem parte da facção criminosa ADA - Amigos Dos Amigos.

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional. Ele não age apenas na compra de maconha e cocaína de países produtores, mas também exporta toneladas de drogas para Europa, África e Ásia.

Segundo as investigações, há membros do PCC radicados nos complexos do Alemão e do Lins de Vasconcelos e nas favelas do Turano, Mangueira e Jacarezinho (zona norte). Também há pessoal do PCC na favela do Barbante (zona oeste) e no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo (cidade a 20 km do Rio).

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

Interessante notar que, enquanto favela é um termo visto com características negativas, sejam elas legais, urbanas, ocupacionais ou de modo de vida, a autora afirma que o termo comunidade, em contraste, é usado para legitimar a região.

Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia. Ou seja, assobiar é invocar Exu.

No Cantagalo, são 180 soldados, mais os oficiais, para 11 mil habitantes. A acção é complementada com programas sociais e de requalificação urbana - no Cantagalo há algumas barracas a dar lugar a prédios. O capitão da unidade é Leandro Nogueira, 32 anos e polícia há nove anos, ele que antes era professor de Geografia.

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Possui cerca de 5000 moradores.