O que significa nascer cogumelo no banheiro?

Perguntado por: vchaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Umidade. Os cogumelos gostam de ambientes úmidos, e os banheiros são lugares perfeitos para eles. Toda vez que uma pessoa toma banho, a água cria uma névoa fina que se prende a qualquer superfície.

Em épocas de muita chuva, é comum encontrá-los nos gramados: se você não gostar da aparência que eles deixam, pode arrancá-los na mão, mesmo (usando luvas, porque podem ser tóxicos), uma vez que não há "remédio" contra cogumelos.

Significado espiritual nas culturas
Povos como os Druídas, Astecas, Maias e diversos outros, utilizavam os cogumelos para curas e rituais transcendentais. Os cogumelos com propriedades alucinógenas, eram vistos por estes povos como mágicos e com poderes de levar as almas ao mundo espiritual.

Cogumelo Eryngui
Assim como o champignon, o eryngui é um tipo de cogumelo branco comestível que pode ser usado em diferentes receitas. De origem mediterrânea, ele faz bastante sucesso em países da Europa, da Ásia e nos Estados Unidos - um ponto positivo, inclusive, é que ele tem um rápido cozimento.

Preste atenção em cogumelos com um anel no pé.
Dê uma olhada na parte de baixo do chapéu e veja se o cogumelo tem um anel soltinho, parecido com um mini chapéu, ao redor do pé. Caso tenha, deixe o cogumelo para lá. Essa característica é típica de espécies venenosas.

Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor. "Lavá-los é um pecado", adverte a chef Silvia Percussi. "Se estiver muito sujo, passe na água rapidamente e enxugue com papel." O melhor mesmo, diz o professor Robert Falck, é passar uma escovinha bem limpa e seca.

O surgimento de cogumelos em vasos de plantas ou nos jardins é um indicativo da presença de matéria orgânica e também de umidade, fatores que são ideais para o crescimento de fungos. Eles geralmente surgem após períodos de chuva e em locais mais sombreados, ricos em matéria orgânica.

Na dúvida, é bom nem tocar no cogumelo ou deixá-lo próximo de outros alimentos, uma vez que eles podem acabar se contaminando. E muitas das toxinas não são eliminadas no cozimento, então, o cogumelo duvidoso deve sempre ser descartado.

Existem cogumelos comestíveis, como Agaricus bisporus (champignon-de-Paris) e cogumelos venenosos, como Amanita muscaria (amanita), Amanita pantherina (amanita-pantera), Ramaria toxica (ramaria), Psilocybe cubensis (cogumelo mágico) e Chlorophyllum molybdites (cogumelo de esporos verdes) entre outros.

Cogumelos precisam de substratos orgânicos para crescer. Alguns deles, conseguem se desenvolver sobre uma imensa variedade de superfícies, como grama seca ou cascas de semente por exemplo. Mas é preciso criar um ambiente com aspectos ideais para a sua proliferação. Isso inclui umidade correta ou pH adequado.

Os cogumelos atuam no Sistema Nervoso Central e geralmente causam náuseas, dilatação das pupilas, aumento do pulso, da pressão sanguínea e da temperatura, alucinações visuais e auditivas, atuando de forma bem parecida com o LSD.

Intoxicações pela muscarina são caracterizadas por um aumento da salivação, transpiração e aumento na produção de lágrimas, cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão de cogumelos. Com amplas doses, estes sintomas podem ser seguidos de dor abdominal, náuseas severas, diarréia, visão turva e dificuldade respiratória.

No Brasil ocorrem pelo menos duas espécies de cogumelos alucinógenos, em deles é o Psilocybe cubensis e o outro é espécie do gênero Paneoulus.

Se estiver preta, é porque há matéria orgânica em abundância. Retirar o substrato prejudicaria as plantas. O melhor é aumentar o pH do solo, tornando-o mais alcalino. Antes de tudo, arranque o cogumelo.

Quais são os tipos de cogumelos?

  • Cogumelo Paris. Também conhecido como cogumelo champignon, uma das variedades mais cultivadas no mundo. ...
  • Cogumelo shitake. ...
  • Cogumelo shimeji.
  • Cogumelo portobello: ...
  • Cogumelo eryngui. ...
  • Trufas.

(Cesumar-PR) Os fungos são seres representados pelos cogumelos, leveduras, orelhas-de-pau e vários tipos de bolores. São importantes na cadeia alimentar, pois constituem um dos agentes decompositores de matéria orgânica, sendo úteis também na alimentação humana, na indústria e na medicina.

O cogumelo branco, também conhecido como champignon, é o cogumelo mais comum do mundo. Podem ser preparados de inúmeras maneiras, desde assados, cozidos a vapor, salteados, em saladas, em cremes, molhos, sopas ou pizzas.

Veja algumas dicas para amenizar o problema:
- Aplicar a mistura de água com água sanitária, sendo a proporção de um por um, sob a mancha na parede e repetir quantas vezes for necessário; - Vinagre e limão, por serem ácidos, também ajudam a eliminar os fungos.

O Cogumelo shimeji branco é uma espécie de fungo comestível, rico em vitaminas B-12. Inicialmente cultivado em países orientais, hoje difundido em todo o mundo. O shimeji tem duas variações popularmente conhecidos como shimeji preto e o shimeji branco. Seu nome científico: Pleurotus ostreatus.