O que significa não terás outros deuses diante de mim?

Perguntado por: npacheco6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Em sua origem hebraica significa “ter sentimentos profundos e delicados” (Êxodo 20:5; nota de rodapé b, na Bíblia SUD, em inglês). Assim, ofendemos a Deus quando “servimos” a outros deuses, quando temos outras prioridades em primeiro lugar.

O que vocês acham que significa quando o Senhor disse: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3)? À medida que seus colegas respondem, você pode ressaltar que nossa adoração a Deus deve ser nossa maior prioridade e devemos dedicar exclusiva devoção a Ele.)

Amar a Deus é garantir que Ele vai ocupar sempre o primeiro lugar. Quando conseguimos amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos nEle.

Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras.

Curvar-se diante de Deus nos torna conscientes de nossas limitações e nossa necessidade de liderança, enquanto nos habitua a tomar a iniciativa de servir a Deus. A reverência ensina a nós e aos outros o que significa ser servos de Deus.

Mas há consequências para a idolatria e, quem a pratica, está se afastando do Senhor, pois não há como misturá-lo com outros deuses. O apóstolo Pedro nos lembra (em 1 Pedro 2), que somos povo de propriedade exclusiva de Deus, pois foi para isso que o Senhor nos criou, para sermos apenas dEle.

Louvar é falar bem de Deus, seja em uma oração, seja em um hino, seja em uma conversa com o colega de trabalho. Louvor tem a ver com o que eu digo. Já adoração é algo lá dentro de mim. É uma atitude que tenho diante de Deus.

No primeiro, o Senhor ordenou: “Não terás outros Deuses diante de mim” (Êxodo 20:3). Séculos depois, quando perguntaram a Jesus: “Qual é o grande mandamento na lei?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:36–37).

Podemos entender “ídolo do coração” como sendo tudo aquilo que o homem adora por acreditar encontrar nisso a satisfação para os seus desejos mais profundos.

Moisés

ALGUNS PRINCÍPIOS, DOUTRINAS E EVENTOS IMPORTANTES. Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Êxodo 3 conta-nos sobre como Deus Se revelou a Moisés e o chamou para ser profeta. Ao estudar o capítulo 3 não apenas aprenderemos o que Moisés foi chamado a fazer, mas também algo sobre o próprio Deus. Descreva o que aprendeu sobre Deus com o que Ele disse e fez em Êxodo 3.

Êxodo 20 registra os Dez Mandamentos dados por Deus ao povo de Israel por intermédio de Moisés no Sinai. O estudo bíblico de Êxodo 20 traz uma síntese da Lei de Deus para o seu povo, mostrando o padrão moral requerido pelo Senhor daqueles que o pertencem.

Essa expressão é usada também por Jesus quando Ele responde que o principal mandamento é amar ao Senhor seu Deus de “todo o coração”. Isso significa dizer que eu tenho que amar a Deus e fazer o que Ele quer que eu faça “de todo o coração”, porque Ele não recebe o que é parcial.

Essa lição nos foi deixada por Jesus quando nos disse que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, alma e pensamento (Mateus 22,37). Aliás, a verdadeira adoração vem de um coração que ama somente a Deus e reconhece-o como único. […] Pois está escrito: 'Adore ao Senhor, o seu Deus e só a Ele preste culto'”.

Podemos demonstrar nosso amor a Deus ao guardarmos Seus mandamentos (ver João 14:15) e ao amarmos uns aos outros (ver João 13:34). Se um membro de sua família ou um amigo tem atração por pessoas do mesmo sexo ou afirma ser gay, lésbica ou bissexual, ame-o.

A principal diferença entre os seres humanos e os deuses na antiga grécia seria a sua imortalidade, pois os deuses e titãs seriam seres de vida eterna.

Deus Hermes

Deus Hermes
Mensageiro dos deuses e muito venerado pelos gregos, Hermes é considerado um dos deuses mais irreverentes da mitologia grega.

Politeísmo é um sistema religioso que consiste na crença em diferentes divindades. Nas sociedades politeístas são admitidas as existências de múltiplos deuses, normalmente cada um dedicado a uma característica particular da natureza, como: deus do trovão, deus do sol, deusa da chuva, deusa da terra e etc.

É render culto a Deus, coisas ou pessoas considerados como sendo santos. É prostrar-se diante de algo em “sinal de reconhecimento, rezar, idolatrar, amar apaixonadamente”.

Nada é mais essencial do que estar aos pés de Jesus. E estar aos pés d'Ele não é para dizermos o que temos no coração, mas é para escutá-Lo, para silenciar o coração e deixar que o Mestre reine sobre nós, para que Ele esteja no controle da nossa própria vida.